O Corpo de Bombeiro Militar de Santo Antônio da Patrulha teve, enfim, cumprido um antigo sonho: o de ter em sua Unidade um moderno caminhão de combate a incêndios. Trata-se de um esforço conjunto entre autoridades locais e estaduais, o Corpo de Bombeiros Militar de Santo Antônio da Patrulha (SAP) que recebeu um novo caminhão 0 km destinado ao combate a incêndios. A conquista foi possível graças à articulação do presidente da Câmara de Vereadores, Sergio Airoldi – Canário, o prefeito Rodrigo Massulo, o tenente Joel Cardoso e o deputado Guilherme Pasin.
A cerimônia foi realizada pelo Governo do Estado, na manhã de sexta (6), para a entrega do veículo, pelo governador do Estado, Eduardo Leite, no Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas. “Este novo caminhão vai ser de grande valia para o nosso valoroso Corpo de Bombeiros. Esta era uma necessidade urgente da corporação em Santo Antônio pois, desde as enchentes de 2023, o caminhão atual estava apresentando uma série de problemas. Quero agradecer especialmente ao Comandante Geral dos Bombeiros, coronel Estevam, que atendeu de imediato a nossa solicitação de um novo veículo”, destacou o prefeito Rodrigo Massulo, que esteve presente ao ato.
O novo caminhão tem valor estimado de R$ 2,5 milhões. Também estiveram presentes ao ato o vice-prefeito Marcelo Gaúcho, o presidente da Câmara de Vereadores, Sergio Canário, e o soldado do Corpo de Bombeiros de SAP, Wagner Dornelles, que representou o comandante do pelotão patrulhense, tenente Joel Cardoso.
A FOLHA PATRULHENSE conversou com o comandante local Tenente Joel Cardoso.
FOLHA PATRULHENSE: O que representa para o CBM-SAP esta aquisição?
TENENTE JOEL CARDOSO: Uma grande conquista, pois com essa viatura vamos conseguir manter o padrão nos atendimentos das ocorrências, principalmente as que necessitam do emprego do caminhão de combate a incêndio.
FOLHA: Quais as características da nova unidade?
TENENTE: É um Auto Bomba Tanque e Salvamento (ABTS), com capacidade de 4.500l água e 200l líquido gerador espuma (LGE), possui canhão monitor e mangotinho para combate a incêndio, assim como torre de iluminação pneumática, gerador, frigobar.
FOLHA: A aquisição foi com que recursos?
TENENTE: O caminhão que veio para SAP foi adquirido através de recurso do Fundo Estadual de Segurança Pública (FESP).
FOLHA: Como ficam os outros caminhões?
TENENTE: O nosso caminhão que ano passado estragou na enchente do Caraá, foi arrumado pela empresa Mecânica Luzardo. Os outros dois caminhões que vieram nos apoiar e estragaram, serão devolvidos as suas unidades de origem.
FOLHA: Qual foi a primeira ação do novo caminhão?
TENENTE: Não deu ocorrência para o Caminhão, desde quando chegou. Só atendimentos da nossa Resgate.
FOLHA: O que mais gostaria de acrescentar.
TENENTE: Que o Corpo de Bombeiros Militar, Santo Antônio da Patrulha, está sempre preocupado em adquirir cada vez mais viaturas, equipamentos e materiais, para atender cada vez melhor nossa comunidade.