Search
Close this search box.

Centro Clube, uma entidade social que diversifica suas atividades para continuar crescendo cada vez mais

O Centro Clube, tradicional entidade social que completou seus 67 anos de existência, desde o seu surgimento em 1957, oferta diversificação de suas atividades recreativas, deixando de ser apenas um local para bailes de carnaval e outros eventos relativos àquela sociedade, para abrir suas portas à participação de outras promoções de terceiros, por ser um local adequado e estrategicamente instalado para reunir o público.
Com esta iniciativa, o seu presidente Fernando Rocha Lauck, efetuou melhorias no espaço interno, como a pintura de sua pista de danças. Mas, como será que começou a história do Centro Clube?
O COMEÇO
No início de 1957, os sócios do então Clube Comercial que existia em um prédio onde hoje se localiza a agência do Banco do Brasil, decidiram vendê-lo para um grupo de associados que estava decidido a dar um sentido mais popular ao clube da cidade baixa, além de ali sediar o então nascente Centro de Tradições Gaúchas Cel. Chico Borges.
A ideia na época do novo clube que recém havia sido fundado era, desde o começo, popularizar o carnaval de salão que já existia na sociedade recreativa anterior. E, plantada em solo fértil, a semente vingou em seguida.
“Podemos dizer que a idade do Centro Clube e o Carnaval se conectam”, define Lauck.
TRADIÇÃO
“No Centro Clube sempre foi uma tradição muito forte e que nunca acabou. E carnaval de salão de Santo Antônio tem que ter a Banda Pedro Bó, que tem mais de 40 anos de existência”, explica Fernando ao se reportar ao famoso conjunto musical patrulhense. É como ele define: “Organizar o carnaval patrulhense é como se fosse receita de bolo”, destaca o presidente.
“Enfim, a festa de Momo é o carro chefe do Centro Clube. De outubro em diante começa a organização mais forte deste evento e este ano temos uma corte muito dinâmica. E desde outubro já começamos a organizar o evento de 2025”, revela Lauck, demonstrando que a grande festa popular em Santo Antônio está sendo respirada em toda a sua plenitude.
“Os ensaios estão cada vez mais fortes porque a intenção é tornar esta edição realmente inesquecível”, afirma ele, revelando que a temática deste ano vai girar em torno de um dos principais cereais que alavancam o desenvolvimento econômico da região e que é o arroz.
Assim, ano após ano, fevereiro passou a ser tempo de carnaval de salão em Santo Antônio da Patrulha.
QUASE UMA EXCLUSIVIDADE
Fernando Lauck, que é historiador e um apaixonado pela cultura patrulhense, revela que no Litoral, pelo que tem conhecimento, apenas em dois locais ainda é realizado o tradicional carnaval de salão de Santo Antônio: Centro Clube, e a pequena praia de São Simão em uma sociedade ali existente.
COMO É O CLUBE HOJE
Além de ser um clube social, aquela entidade está promovendo, por iniciativa de Lauck com o apoio de toda a diretoria, várias inovações.
Uma delas fica na entrada principal do clube. “Criamos, no saguão, a calçada da fama com os nomes todas as cortes dos carnavais que passaram e é algo que a cada ano se renova.” Anualmente o piso é revitalizado pelo desgaste natural. Assim, quem chega, pode ver no piso, nomes das daqueles que tiveram a atribuição animar o carnaval patrulhense.
Outra novidade que chamará a atenção de todos os que ali chegam, é a das fotos das rainhas. A primeira, datada de 1959, é a da PRIMEIRA rainha do Carnaval do Centro Clube daquela data: Diná Costa. “Temos também a foto da primeira rainha do Centro Clube Mirna Rocha.”
ESPAÇO DE MEMÓRIAS
“O saguão será um espaço de memórias, ideia que já vínhamos debatendo há muito tempo. Haverá também a galeria dos ex-presidentes a ser inaugurada antes do carnaval”, revela o presidente, salientando que ainda faltam algumas fotos, mas a maioria já foi obtida.
VITRINE
Além disso, haverá a vitrine com a memória do carnaval e do baile do chopp e o diretoria trabalhou incansavelmente para conseguir todos os exemplares de canecos de bailes de chopp, desde que o evento começou.
“Outro projeto sucedido, foi o do lançamento da Festa Anos 80, dia 9 de novembro que foi muito bem aceito. Devemos repetir no ano que vem”, explica.
A VOCAÇÃO
Fernando Lauck tem trabalhado para definir a vocação do Centro Clube que, por ser uma empresa como qualquer outra, diversifica suas atividades além dos eventos propriamente ditos definidos no calendário anual pela diretoria. “Trata-se de uma Sociedade privada sem fins lucrativos, disponíveis para locação para aniversários, casamentos e formaturas além de promoção de outros eventos para os sócios e para a comunidade, como bailes e shows, destaca Fernando Lauck.
Ele recorda que pelo palco do Centro Clube já passaram grandes artistas, como Vanderléia, Jerry Adriani, Renato e seus Blue Caps, dentre outros. Mais recentemente o clube foi locado para um show com o humorista Martito Castro no dia 29 de novembro último.
SÓCIOS EM DIA NÃO PAGAM
Outro aspecto que ele salienta é que sócios em dia com a tesouraria, quando chega carnaval, não pagam ingresso e em nenhuma outra promoção do Centro Clube.
Este é hoje o Centro Clube que com seus quase setenta anos, quanto mais longevo em existência, mais jovem se apresenta para toda a sociedade, independentemente de faixa etária, porque esta é sua principal finalidade: ser um espaço para todos, onde os eventos sirvam para unir a comunidade e visitantes que desejam desfrutar de bons momentos, renovando amizades, ou então formando novos laços.

DETALHES QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CENTRO CLUBE
Estas são, a atual diretoria e a Corte do Carnaval para 2025:
DIRETORIA CENTRO CLUBE
Presidente: Fernando Rocha Lauck
Vice-Presidente: Maria Beatriz Cardoso Ribeiro
1º Tesoureiro: Elizete da Silva Pereira
2º Tesoureiro: Evinha dos Santos Wermann
1º Secretário: Fernanda Santos da Silveira
2º Secretário: Paulo Giovani da Rocha Porciuncula
Diretor Social: Diogo Lopes Barcelos
Vice-Diretor Social: Carlos Alberto Zanotto
CONSELHO FISCAL TITULAR
Conselheiro: Jarbas Sonei Costa Silva
Conselheira: Verônica Fernandes Zanotto
Conselheiro: Perla Barcelos Marques
CONSELHO FISCAL SUPLENTE
Conselheiro: Joelma Andrea Silva Coelho
Conselheiro: José Alfeu José Alfeu Wermann
Conselheiro: Renato de Oliveira Lopes
CORTE CARNAVAL 2025
Casal Ditador: Leandro dos Santos Killes e Maria Leci Barbosa Fernandes
Rei Momo: Alan Rosso
Rainha Adulta: Julia Assis
Rainha Juvenil: Alice dos Santos Quintanilha
Rainha Infantil: Maria Clara Silveira da Costa
Rainha Mirim: Pietra Brito Almeida

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade