Para o atual presidente da subseção da OAB de Santo Antônio da Patrulha, a eleição transcorreu num clima de absoluta normalidade, mesmo com a falta de energia elétrica que perdurou durante boa parte do dia.
Explica Júlio Sant’Anna que as mesárias orientaram e auxiliaram aqueles que foram votar na sede a utilizar o smartphone para exercer seu direito de voto.
Sant’Anna avalia a eleição como muito positiva, pois demonstra a toda a sociedade que não pode haver distinção de gênero na assunção de cargos de relevo.
SEM RESTRIÇÕES
“Já restou cabalmente demonstrado na história que não podemos ter qualquer tipo de restrição em relação ao sexo, etnia, orientação religiosa, etc., pois todos e todas têm capacidade gerencial para comandar e representar instituições públicas ou privadas”, salienta o atual presidente.
MULHERES SÃO MAIORIA
Júlio Sant’Anna afirma que as mulheres são maioria na advocacia gaúcha e patrulhense e a OAB de Santo Antônio da Patrulha já deveria ter sido comandada por uma advogada. “Lembro há nove anos, ao montarmos a chapa da minha primeira gestão frente a OAB, que a legislação à época determinava no mínimo 30% de quotas de gênero, e aqui nós tínhamos paridade/igualdade em número de homens e mulheres. Na primeira gestão, por exemplo, eram apenas dois homens para três mulheres na direção da OAB.”
TIME FORTE
O atual presidente manifesta a certeza de que a Dra. Stênia, sua diretoria e conselho desempenharão um trabalho de excelência, “pois foi montado um time forte, competente e técnico, com ideias novas e vontade de arregaçar as mangas em prol da advocacia e da sociedade”.
Para ele, o resultado foi dentro da normalidade e do previsto demonstrado pela ampla votação favorável, que a advocacia está satisfeita com o trabalho desenvolvido até o momento e com a nova gestão que irá assumir no ano que vem para o próximo triênio.
POSSE
A posse legal, conforme revela Sant’Anna, deverá ocorrer no dia primeiro janeiro para que a nova gestão encaminhe a documentação junto às instituições competentes, especialmente a instituição financeira para proceder na movimentação bancária da Ordem e após, haverá a posse festiva que deve ser agendada pela nova administração em conjunto com a OAB estadual.