O prefeito municipal confirmou em suas redes sociais na sexta-feira (05), a realização da FENACAN (Feira nacional da Cana-de-Açúcar, Rapadura, Sonho e Arroz), programada para o período de 07 a 18 de agosto de 2024, portanto exatamente daqui há 27 dias, e a 37ª Moenda da Canção, 13ª Moenda Instrumental e 3º Moendinha para os dias 9 a 11 de agosto.
“Confirmadíssima!”, comemorou nesta segunda-feira o presidente da Moenda Nilton Júnior ao anunciar a realização do tradicional festival de Santo Antônio da Patrulha.
Quando à Fenacan, a montagem depende só dos paletes, que funcionarão como piso e do lonão, que terá divisórias a exemplo do ano passado e do palco externo.
A definição foi anunciada na sexta-feira, um dia depois em que a FOLHA PATRULHENSE divulgou matéria onde o prefeito disse que tudo seria definido esta semana. Mas o comunicado foi antecipado, tudo certamente pela presença da Ministra da Cultura que esteve no Estado para anunciar 60 milhões de reais para a área da Cultura e da LIC (Lei de Incentivo à Cultura) do governo do Estado.
SHOW DA FENACAN CONFIRMADO
E a Assessoria de Imprensa da prefeitura confirmou o show nacional da Fenacan com Clayton e Romário, tudo dando a entender que esta decisão já havia sido tomada, dependendo unicamente do “sim” da Ministra e do governo do Estado.
O LOCAL
Ainda de acordo com a prefeitura, os dois eventos deverão ser efetivamente no Parque Caetano Tedesco (FENACAN) e no Ginásio de Esportes (Moenda).
Já na segunda-feira desta semana, caminhões transportando os paletes que se constituirão no piso para a Feira Nacional da Cana-de-Açúcar, Rapadura, Sonho e Arroz – de 07 a 18 de agosto de 2024 estavam chegando ao parque.
O INTERIOR
Dentro do Ginásio, quem vê à primeira vista, não acredita que tudo fique pronto a tempo. Mas Nilton deposita grandes esperanças de que os trabalhos agora se acelerem.
Porquê pensa assim?
Porque não precisa do piso que o piso já esteja colocado, mas sim apenas o contrapiso.
Quanto ao palco, que foi demolido, será substituído por uma estrutura móvel.
Os banheiros também devem ser reformados porque há portas em péssimas condições.
E nesses detalhes importantes que Nilton Júnior se sustenta para assegurar que tudo deve ficar pronto, no máximo, poucos dias antes da Moenda, mesmo que a Fenacan já tenha começado, uma vez que as melhorias do Ginásio sejam dentro do prédio.
Mas, se há garantias de que tudo ficará pronto a tempo, é esperar e se preparar para as duas grandes festas.
As fotos feitas esta semana mostram como está o interior do ginásio e a parte externa onde ficará a Fenacan.