Search
Close this search box.

Estudantes enfrentam problemas com liberação de tickets do Passe Livre Estudantil

O Diário Gaúcho publicou há poucos dias uma interessante matéria abordando problemas enfrentados por estudantes que dependem do Passe Livre Estudantil, mas cuja situação começa a se normalizar. Muitos desses estavam amargando uma espera desde o começo do ano.
O assunto foi levantado pelo coordenador operacional da Associação dos Estudantes do Rio Grande do Sul (Aergs), Paulo Machado, que tem sido muito procurado pelos alunos beneficiários do programa, queixando-se dos atrasos constantes por parte da Metroplan em liberar os tickets. Vários alunos afirmam que perderam dias de aulas por simplesmente não terem dinheiro para custear as passagens.

EM SANTO ANTÔNIO
O vereador Gabriel Diedrich que desde que assumiu sua cadeira no Legislativo tem se preocupado com o assunto, afirma que manteve contato com o gabinete do vice-governador, Gabriel Souza, com o superintendente da Metroplan e com o Chefe da Casa Civil, Artur Lemos, sendo informado de que a Metroplan reiniciou suas atividades nesta segunda-feira (24) estando em uma sede provisória, já que a sede anterior foi inundada pelas enchentes, e que se localiza no prédio onde funcionava a CEEE Equatorial, onde estão atualmente órgãos do governo do Estado, voltando a serem analisados os cadastros pendentes.
E a partir de ontem, quarta-feira, com a utilização de quatorze impressoras, atendendo um pedido de Gabriel, que conversou ontem à tarde com o superintendente, a impressão dos tickets começou a ser novamente realizada.
Segundo informou Diedrich, a ordem do vice-governador é de que nenhum aluno deve ficar sem passagens e se alguém continuar sendo prejudicado, deve ligar para a Metroplan para a adoção de providências.

DIFICULDADES
O problema do atraso na liberação dos tickets estava sendo sentido por estudantes de Santo Antônio da Patrulha como Indiane Melo, de 31 anos, estudante de Direito da Unisinos, que aguardava liberação desde fevereiro porque seu cadastro continuava em análise.
A estudante conta que estava gastando R$ 52,00 de transporte coletivo ida e volta para não perder as aulas.

COORDENADOR DO PASSE LIVRE
O coordenador do programa do Passe Livre, Hélio Schreinert, informou ontem à tarde com exclusividade para a FOLHA PATRULHENSE: “Realmente estamos começando a normalizar as atividades do Programa Passe Livre Estudantil. No decorrer dos próximos dias divulgaremos as datas de retorno da distribuição dos tickets para os estudantes. Gostaria de lembrar que em razão da catástrofe ocorrida perdemos todos os nossos materiais. Inclusive o papel especial usado para impressão dos tickets. Ficamos 50 dias sem poder trabalhar, ocasionando um atraso muito grande nas análises de cadastros”.

CADASTROS EM ANÁLISE
Quando aos cadastros que estariam em análise desde fevereiro, disse que necessita de dados para verificação. Porque muitos foram devolvidos por problemas na documentação e provavelmente não retornaram para regularização.
A respeito da reivindicação do vereador Gabriel Diedrich sobre a implantação de bilhetagem eletrônica em municípios como o nosso, onde há necessidade de deslocamento até Osório para obtenção dos tickets, Hélio Schreinert afirmou que “não temos nada ainda, estamos estudando possibilidades.”

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade