Um abrigo emergencial foi colocado à disposição de pessoas que ficaram sem ter como voltar para casa em Canoas. Ele se localiza junto ao trevo de acesso à freeway, no andar superior do restaurante, onde há um apartamento que estava fechado e que pertence ao casal Suzi Oliveira Machado e Edegar Andrade Machado.
Suzi viu a situação de uma família que ficou desalojada de sua casa no bairro Harmonia em Canoas e imediatamente ofereceu o apartamento de forma gratuita.
O fato surgiu quando essa família, que tem um bispo e uma pastora, saíram de Canoas a procura de um local para passarem a noite, já que o carro em que estavam, apresentou problemas.
Quem relata os pormenores, é a representante comercial, Rejane da Silva Gomes, que juntamente com Suzi, Paulinha e a ajuda de um grupo de dez mulheres, bem como do grupo Mobilização SAP, se prontificou a dar assistência aos acolhidos em número de 21, todos integrantes da mesma família.
COMO FOI
“Eles saíram de Canoas desesperados, sem rumo, o carro da sobrinha do Bispo Isaías esquentou o motor e o posto de gasolina mais próximo era em Santo Antônio. Chegando ali, foram tomar um café e estava passando a reportagem do Bairro deles na TV e fizeram o comentário que eram de lá e perguntaram onde havia uma pousada para eles passarem a noite. A Susi, esposa do Banzé (Edgar), ouviu a conversa e ofereceu o apartamento acima do restaurante para eles se alojarem e no outro dia eu dei todo o apoio com colchões, roupas, cobertas e alimentos”, relata nossa entrevistada.
O sentimento que chamou a atenção dos voluntários foi de gratidão por terem dado o apoio do qual tanto necessitavam naquele momento.
DEUS NO COMANDO
E outro detalhe que chamou a atenção foi de que, mesmo perdendo tudo, sempre tiveram um sorriso no rosto e mais: sempre prontos a ajudar nas tarefas do dia a dia. E a fé foi fundamental. Tanto que diziam que Deus está no controle de tudo.
A maioria já retornou à sua cidade de origem e até começo desta semana ainda permaneciam três idosos, que não haviam voltado por existir o risco de alerta para eventuais novas inundações.
Rejane tira uma grande lição de todo este acolhimento: “Como é bom ter pessoas que nos ajudam no momento em que mais precisamos. Sempre me coloquei no lugar deles e sempre pensei: queria que fizessem por mim, o que fizemos para eles”.
GRANDE APRENDIZADO
Por fim, Rejane afirma que para ela foi um grande aprendizado, e um prazer em ter conhecido pessoas totalmente do bem. “Tive a oportunidade de ir em uma das ações do Bispo Isaías e da Pastora Vanessa em ajudá-los num domingo em servir alimentos para a equipe de salvamento lá em Canoas, que saiam da água com frio e nós os aquecíamos com um café quentinho. Senti gratidão em ver o empenho desse casal, que deixou sua família segura aqui na nossa cidade e que apesar de perderem tudo, não se abateram e foram para a linha de frente ajudar quem precisava ainda mais que eles.
E a gurizada sempre que precisamos, iam prontamente nos ajudar a descarregar os caminhões de doações no Salão Paroquial da Boa Viagem”.
LIVE
Uma surpresa para quem assistiu à Live de Marcelo Gaúcho e Caskinha na semana passada no Espaço Nobre, foi a presença de um grupo que esteve alojado no apartamento de Edgar e Suzi. Num depoimento emocionado foi relatada a providencial ajuda que receberam e cantaram hinos Gospel.
A apresentação emocionou os presentes.