Foto: Divulgação/PMG

A exposição “Búfala: agenciamentos de corpas insubmissas”, vencedora do 8º Prêmio Dana de Artes Visuais, na categoria Curadoria, foi inaugurada nesta segunda-feira (24), no Quiosque da Cultura, em Gravataí (Praça Eng. Leonel de Moura Brizola). A mostra conta com a participação de nove artistas residentes no Estado que trazem olhares e questionamentos sobre o lugar das mulheres na sociedade brasileira.

“Búfala: Agenciamentos de Corpas Insubmissas” tem curadoria de Izis Abreu, professora, historiadora da arte e mestra em Artes Visuais; Rosane Vargas, jornalista, historiadora da arte, mestra e doutoranda em Artes Visuais; e de Aisha Costa, historiadora da arte e mestranda em Artes Visuais.

Participam as artistas Bruna Rocha, Carini da Silva, Fayola Ferreira, Gabrieli Gonçalves, Laura de Anunciação, Lia Braga, Mariana Duarte, Marion Velasco, Mariri Tavares e Virgínia Dias. A orixá Iansã, Oyá, da mitologia Iorubá, e seu poder de transformar-se em uma Mulher Búfala, é o fio condutor. O projeto curatorial apresenta narrativas que auxiliam na reflexão sobre a insubmissão das mulheres ante o processo histórico e social de assujeitamento de seus corpos.

A exposição é uma versão da mostra de mesmo nome, de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, na Casa dos Rosa, em Canoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 2 =