Search
Close this search box.

No feriado de hoje, saiba quem foi Santo Antônio, padroeiro do município

Hoje, 13 de junho, é feriado municipal por se comemorar a data consagrada ao padroeiro deste município.
Comércio e bancos não abrem nesta data, nem repartições públicas.
Às 19h30min de hoje na Igreja Matriz será celebrada missa solene pela passagem da data com a presença de festeiros e festeiras desta festa e a do Divino. Após a Missa, haverá queima das fitas e arriamento dos pavilhões, encerrando as celebrações deste ano que não tiveram a tradicional festa em virtude da tragédia que atingiu o Rio Grande do Sul.

QUEM FOI O SANTO
Para que você saiba quem foi Santo Antônio, cuja data de 13 de junho marca o dia de sua morte, leia aqui alguns detalhes importantes sobre este Santo da Igreja Católica:
Santo Antônio nasceu na cidade de Lisboa, em Portugal. Sua data de nascimento é alvo de polêmicas, sendo bastante comum que seja celebrada em 15 de agosto de 1195 anos 36 anos de idade. Entretanto, outros estudos apontam que ele teria nascido em 1188 ou 1191. Não são conhecidos detalhes sobre sua família e sua condição de vida, mas sabemos que o seu nome de nascença era Fernando.

VIDA RELIGIOSA
Ingressou na vida religiosa e aderiu à ordem dos franciscanos, comungando dos valores de uma vida simples, desvinculada de posses terrenas, e atuando em ações missionárias. Foi ao Marrocos para levar o cristianismo, mas sua saúde o forçou abandonar o local, indo à Península Itálica, onde viveu por anos.

ELOQUÊNCIA
Na Península Itálica, Santo Antônio tornou-se um importante pregador, sendo reconhecido por sua eloquência e por ter um enorme conhecimento. Durante suas andanças pela Península Itálica, chegou a conhecer pessoalmente São Francisco de Assis. Fez uma viagem à França, onde ajudou a combater os albigenses, um movimento cristão que surgiu na França e foi considerado herege pela Igreja Católica.

SEU FALECIMENTO
Ao retornar à Península Itálica, seguiu como pregador, assumindo também cargos importantes no interior da Igreja Católica. Fundou um convento em Pádua e promoveu uma série de iniciativas de apoio aos pobres. Faleceu em 13 de junho de 1231, após sentir-se mal, e foi canonizado menos de um ano depois de sua morte. Em 1946, foi reconhecido como doutor da Igreja.”

Fonte:UOL (Daniel Neves Silva)

Em Santo Antônio da Patrulha:

Na Missa solene de domingo (09/06), foram celebrados Santo Antônio, o Padroeiro e o Divino Espírito Santo.
Não houve a apresentação do Quadro das Mordomas, já que a festa, com as comemorações no salão paroquial foi suspensa em virtude da tragédia que se abateu sobre o Rio Grande e pelo fato do local estar sendo ocupado pelos desalojados das enchentes de Canoas e Porto Alegre.
Na entrada estavam o casal imperador, casais de alferes, festeiros de Santo Antônio e do Divino e os santo antoninhos (crianças com a batina marrom).
A celebração esteve a cargo do Padre Adalberto Lumertz Borges e no final foram distribuídos pãezinhos bentos aos fiéis.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade