O coordenador municipal da Defesa Civil de Santo Antônio falando sobre o ciclone que se abateu sobre o município e região disse que provavelmente foi um fenômeno atípico, pois havia a previsão feita pela Defesa Civil do Estado de que iria chover.” Foi informado aos meios de comunicações, bem como ao prefeito e secretários (principalmente da rede escolar), pois o nosso medo era da chuva serem intensas e os alunos ficarem ilhados. Fato que aconteceu na noite de 15 de Junho de 2023, onde em menos de 24 horas choveu 207 mm, o que era esperado para um mês”, explicou Miguel Evair.
Perguntado sobre o fato que mais chamou a atenção o socorro, Evair disse que foi o atendimento pelos voluntários e por parte da prefeitura no resgate dos idosos e levando para um abrigo, bem como o resgate por parte dos voluntários e o Corpo de Bombeiros Militar de pessoas que estavam em cima de árvores.
A respeito das doações feitas pela população, Miguel Evair disse que tanto a população local como das outras cidades estão de parabéns. “Pois as doações que estamos recebendo tanto para a cidade de Caráa como para a população que foi atingida aqui em Santo Antônio da Patrulha, estávamos enviando para a cidade de Caraá e distribuindo através da Assistência Social para o público necessitado. De modo geral só temos a agradecer a solidariedade”.
Por fim, Evair disse agradecer em primeiro lugar a Deus, bem como agradecer aos voluntários, tanto homens como mulheres, que não mediram esforços em ajudar a Defesa Civil de um modo ou de outro. “Agradecer ao Corpo de Bombeiros Militar na pessoa do Tenente Cardoso estamos agradecendo a todos bombeiros. Agradecer a todos que fizeram de um modo ou de outro, doações. Ao Jeep Clube, pois sem ele não teríamos êxito em nosso trabalho. Estamos em busca de veículos tipo 4×4 para de um modo poder assistir a população que mais necessita”, concluiu.