Uma ideia luminosa amadureceu na mente privilegiada de um cidadão que não é patrulhense, mas que contagia com o entusiasmo com que vem abraçando o turismo em Santo Antônio da Patrulha.
Este homem é o professor Antônio Valente, diretor do campus FURG-SAP, que está à frente do Plano de Desenvolvimento Turístico do Município, iniciativa da prefeitura municipal, através da prefeitura municipal em convênio com a FURG.
Valente está planejando criar na cidade o “Reino da Rapadura” um grande projeto: Um centro temático do Reino da Rapadura.
REINO DA RAPADURA
Segundo ele revelou para a FOLHA PATRULHENSE, deseja criar, com apoio de empresários e lideranças locais, um parque temático onde o visitante vai conhecer a história da rapadura, com imagens feitas à base deste que é o carro-chefe do turismo patrulhense.
COMO SERÁ
Conforme é seu desejo, será um novo estilo turístico gaúcho previsto para agosto, se tudo transcorrer conforme o previsto. Haverá atrativos turísticos e um deles é o Reino da Rapadura que poderá começar pequeno, mas que será instalado. No castelo haverá o rei, a rainha, a corte e muito mais, tudo feito à base da rapadura, podendo até mesmo, num futuro próximo, ser instalada uma cachoeira vertendo rapadura.
Sem dúvidas, trata-se de um forte apelo para que o turista venha e conheça aqui a ideia de Valente materializada em rapadura, o produto que fez com que o município ficasse conhecido em todo o país como a terra da rapadura.
Ele deverá visitar empresários locais, inclusive com aqueles ligados à produção da rapadura, buscando apoio ao seu projeto, além, é claro, de ter o apoio da Prefeitura e Câmara de Vereadores.
Antônio Valente orgulha-se do que existe em Santo Antônio, como a gastronomia que merece elogios e da qual a população deverá se orgulhar do que possui em matéria de alimentação. Agora ele vai à luta para construir o Reino da Rapadura.