Reduzir o número de acidentes e principalmente de vítimas do trânsito é o principal objetivo da campanha Maio Amarelo, que foi lançada no dia 10 de maio e terá ações até o dia 31, coordenadas pelo Comitê Municipal de Prevenção de Acidentes – COMUPA/SAP.
OBJETIVO
O Maio Amarelo nasceu para fomentar a participação das pessoas, empresas, governos e entidades na discussão e desenvolvimento de ações para um trânsito mais seguro e humano. O movimento coloca em pauta o tema segurança viária. Órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações e sociedade civil organizada para são estimulados a discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
COMUPA
Os vereadores receberam a visita da vice-presidente do COMUPA/SAP, Joice Machado dos Santos, para apresentação dos detalhes das ações que serão desenvolvidas durante todo o mês de maio em Santo Antônio da Patrulha.
ESCOLHA A VIDA
A tradicional campanha de conscientização no trânsito terá como tema, em sua 10ª edição neste ano, o slogan “No trânsito, escolha a vida”.
A Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, o Conselho Municipal de Trânsito (COMTRAN) e o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO) também estarão engajados nas ações.
DEPOIMENTOS
De acordo com a presidente, Marilene Gomes dos Santos, a programação prevê depoimentos da população sobre segurança no trânsito para serem divulgados na imprensa e mídias sociais, exposição de veículos avariados na Praça da Boa Viagem, e mais:
ATIVIDADES EDUCATIVAS
Ontem e hoje no período da manhã e tarde, acontecem atividades educativas para as escolas Municipais na sede da Associação dos Caminhoneiros na Rua Edemar da Silva Braga, na frente do Jaú, com a Escola de Trânsito do Comando Rodoviário da Brigada Militar- Instrutor Tenente De Lima. Local: Associação dos Caminhoneiros de Santo Antônio.
No dia 27, a partir das 9h30min até às 11h30min, abordagem de veículos e pedestres para distribuição de laços amarelos, panfletos, orientações educativas e escuta de depoimentos.
MOTOCICLISTAS
Já no dia 30, das 17h30min às 19h, atividades educativas para pedestres e motoristas em via pública como forma de chamar a atenção principalmente dos motociclistas. A análise dos acidentes registrados na cidade mostra que mais de 50% das ocorrências envolvem motocicletas e bicicletas elétricas, tornando os condutores desses veículos a grande maioria das vítimas.
Para o presidente da Câmara de Vereadores, Ezequiel Peixoto, esses números precisam ser reduzidos. “Por isso é importante o envolvimento de toda a sociedade na campanha do Maio Amarelo”, enfatizou.