Search
Close this search box.

Autoridades buscam tranquilizar a população

Importante reunião com pouco mais de duas horas de duração foi realizada na manhã de ontem no plenário Euzébio Barth da Câmara de Vereadores. Sugerida pelo Tenente Vieira, comandante do Destacamento da 2ª Cia da Brigada Militar de Santo Antônio da Patrulha e coordenada pela secretária municipal da Educação professora Josélia Maria Lorence de Fraga, ela reuniu a promotora de Justiça dra. Graziela Veleda, o prefeito Rodrigo Massulo, o presidente da Câmara vereador Ezequiel Peixoto, o delegado de Polícia Valdernei Tonete, o Corpo de Bombeiros Militar, o Conselho Tutelar, a Defesa Civil, secretários municipais, Conselho Municipal de Educação, professores e vereadores.
PREOCUPAÇÃO
A principal preocupação foi a de procurar tranquilizar a população quanto à situação local, mas havendo o alerta e orientação aos pais no sentido de que se mantenham, tais como os Poderes Públicos, vigilantes, inclusive sobre seus filhos, acompanhando atentamente todos os seus filhos para saber que tipo de literatura estão tendo acesso nas redes sociais, além de fiscalização de mochilas quando eles vão para o colégio.
MOMENTO DELICADO
A Promotora da Infância e da Juventude Dra. Graziela Veleda concorda que este é um momento delicado e de consternação, haja vista o que o Brasil assistiu há poucos dias com mortes de inocentes em uma escola infantil de Blumenau.
“Este é um momento de reflexão para alinhar ações sobre o que pode ser feito para que possamos passar por este momento melhorando os aspectos da segurança, identificando inclusive comportamentos que podem culminar em ações violentas”, disse a Promotora de Justiça.
Graziela recomenda aos pais por necessidades que são habituais em seus lares como a proximidade com eles para que saibam o que eles assistem nas redes sociais, quais amizades, bruscas mudanças de comportamento e que verifiquem em suas mochilas o que estão levando para a escola.
Mas a representante do MP busca tranquilizar a todos no sentido de que o Ministério Público e as forças de segurança estão vigilantes para assegurar a manutenção da ordem.
Do mesmo pensamento comungam o Delegado de Polícia Valdernei Tonete, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar Tenente Cardoso que sugeriu à secretária da Educação no sentido de que promova uma maior aproximação por parte daquela unidade com as crianças, orientando-as para melhor desempenho e disciplina entre seus colegas de aula.
TONETE
O delegado Tonete ao mesmo tempo em que alerta para que haja uma maior aproximação entre pais e alunos em casa no sentido de que aconteça um acompanhamento constante das suas atividades diárias, salientando que é fundamental que se mantenha o espírito de paz e que a Polícia Civil também tem estado em salas de aula orientando alunos a respeito do momento atual e de como devem proceder.
Também usaram da palavra o prefeito na abertura e encerramento do encontro, o presidente da Câmara, a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social Milena Mohr, a presidente do Conselho Municipal de Educação Isabel Cristina Oliveira e representantes do Conselho Tutelar.
BRIGADA MILITAR
Na abertura dos trabalhos o Tenente Vieira, comandante do destacamento local da BM falou sobre a importância na adoção de medidas práticas, destacando a Patrulha Escolar que iniciou suas atividades em março, o patrulhamento junto aos estabelecimentos escolares, dentre outras medidas.
Ao mesmo tempo em que elogiou os Poderes Executivo e Legislativo, o Tenente Vieira também aplaudiu a ideia de criação da Guarda Municipal que, a exemplo de outros municípios como Imbé e Tramandaí, tem desempenhado importante apoio, notadamente no trânsito, ao trabalho da Brigada Militar. Vieira também salientou o importante trabalho da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar.
AUMENTO DO EFETIVO
De outra parte, o vice-prefeito Marcelo Gaúcho esteve no gabinete da deputada estadual Delegada Nadine. Acompanhado da comitiva de Caraá, liderada pelo prefeito Magdiel dos Santos Silva, ele protocolou pedido de aumento do efetivo da Brigada Militar em Santo Antônio e no município vizinho.
OCORRÊNCIAS
De acordo com Gaúcho, o aumento de policiais militares na região fará com que as ocorrências sejam atendidas com mais efetividade. “Precisamos deste aumento para que a Brigada permaneça capaz de conter o avanço da criminalidade em nossos municípios, sem comprometer o atendimento das ocorrências mais corriqueiras. Viemos trazer este pedido para a deputada Nadine também porque ela já foi delegada em Santo Antônio e conhece bem nossa realidade”, destacou o vice-prefeito.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade