Tão logo tomou conhecimento da tragédia ocorrida numa escola infantil em Blumenau, quando um desequilibrado matou quatro crianças a golpes de machadinha, o prefeito Rodrigo Massulo imediatamente postou na sua página no Facebook sua consternação com a seguinte mensagem e determinação:
“Estou consternado pela tragédia ocorrida na escola em Blumenau, Santa Catarina. Nada justifica que a vida de uma criança seja tirada.
Queremos oferecer, neste momento de dor, nossas preces e um solidário abraço aos familiares desses anjinhos”.
Ontem, quarta-feira pela manhã, houve uma ampla reunião na Câmara convocada por Massulo envolvendo Legislativo, Segurança, Conselho Tutelar e demais entidades para debater o delicado assunto para definir as medidas a serem tomadas e que estão nesta edição.
ENTREVISTA
Em entrevista à FOLHA PATRULHENSE o prefeito disse que o que aconteceu na semana passada, foi ato de um monstro que invadiu uma escola infantil tirando a vida de quatro inocentes.
Massulo defende medidas emergenciais, como que portas de escolas sejam lacradas e que só sejam abertas para pais e outros familiares.
Um plano de ação com medidas emergenciais para devolver a tranquilidade aos pais foi defendido por Masulo que demonstrou muita preocupação pelo que tem acontecido.
OUTROS EPISÓDIOS
Na região, em Glorinha houve denúncias de que um aluno teria sido flagrado com arma branca. Outras denúncias teriam sido feitas em municípios do Litoral Norte, mas não confirmadas.
O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Claudio dos Santos Feoli, salienta que a presença de guarnições nas proximidades de estabelecimentos de ensino é uma das atividades rotineiras de policiamento da Corporação. Viaturas circulando em vias públicas onde há escolas ou paradas junto a elas são ações de segurança pública, que traduzem a tradicional proximidade da Brigada Militar com o meio escolar e a prática da filosofia de polícia comunitária. Exemplos disso são a Operação Volta às Aulas, realizada a cada início de ano letivo, em todos os municípios, reforçando o policiamento ostensivo na retomada das atividades de alunos e professores, e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Brigada Militar desde 1998 dentro de colégios.
A Brigada Militar lembra que o telefone 190 é o canal mais rápido para as pessoas chamarem uma guarnição para atendimento e que existe o Disque Denúncia pelo número 181 para informações anônimas sobre qualquer situação que envolva risco à segurança. Ao mesmo tempo, a Corporação tranquiliza a sociedade, pois não há motivação para pânico envolvendo questões junto a escolas e os órgãos de segurança estão atentos.
Rodrigo Massulo afirma que medidas que levarão mais tempo também deverão ser tomadas. Uma delas seria a Guarda Municipal, que vem sendo defendida há alguns anos desde a administração passada, mas que até agora não foi concretizada.
CELULAR
Ao mesmo tempo, o prefeito apelou aos pais para que em seus lares vigiem a atitude de seus filhos quando estiverem nos celulares, se estão compartilhando de coisas benéficas ou que estejam participando de jogos que podem resultar em tragédias, inclusive no âmbito familiar.
“Prestem atenção no comportamento das crianças. Se elas ocupam seu tempo com algo benéfico ou com coisas maléficas”.