Aconteceu na quarta-feira (11/01) a primeira reunião da presidência e administração da Associação Comercial, Industrial e de Serviços -ACISAP com o prefeito Rodrigo Massulo na prefeitura municipal. Na ocasião, foi apresentada a candidata à presidência da associação Andreia Peixoto dos Santos, que está cotada para substituir o atual presidente da ACISAP, Paulo José de Moraes. Durante a reunião foram debatidos temas de suma relevância para a comunidade patrulhense e refirmadas as demandas da nossa Entidade de Classe.
Dando início á reunião, o primeiro tema a ser tratado foi a revitalização da zona bancária no centro da cidade (Rua Cel. Victor Villa Verde, do Banco Brasil até as Lojas Pompéia). O prefeito sinalizou que as obras foram aprovadas pelos comerciantes e que o projeto está pronto, aguardando apenas a licitação. Algo que foi sugerido pelos representantes da ACISAP, foi a retirada imediata do avanço das calçadas na Rua Cel. Victor Villa Verde, visando desafogar o trânsito na região e ampliar espaço de estacionamento.
Também foi ideada durante a reunião, uma estratégia de desvio do fluxo de carros da zona bancária, direcionando o trânsito que vem da Av. Paulo Maciel de Moraes para a Rua Sezefredo da Costa Torres. O prefeito Rodrigo Massulo deixa claro de que o engarrafamento será temporário, tendo em vista que o andamento das obras irá ampliar cada vez mais as vias mais movimentadas da cidade.
Uma das obras mais esperadas que finalmente saíra do papel é a do pórtico de entrada da cidade, obra essa que é sonhada a anos pelos patrulhenses. O pórtico terá 39 metros de comprimento e altura total de 11 metros, com o vão de passagem abaixo da estrutura totalizando 7 metros de altura. O monumento será localizado na ERS-474, uma das entradas mais movimentadas do nosso município. A construção do pórtico está sendo mediada pelo Secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Canário, e a construção iniciará assim que liberado documentação da Empresa Gaúcha de Rodovias – EGR.
Com mente nas melhorias e ampliação de vias no município, foi pautada a padronização das calçadas em frente aos comércios, com a ideia de todas terem o mesmo revestimento, também a padronização de lixeiras e postes de identificação das ruas. Foi debatido na ocasião a criação de estacionamento oblíquo do lado par da rua Major João Villa Verde, da numeração 44 até 176, com fins de deixar a rua mais organizada e esteticamente bonita. Focando em organização e bem-estar da comunidade, os presentes discutiram a implantação de normas para divulgação de totens e banners em frente a lojas (que geralmente obstruem as calçadas), como dimensões e distanciamento, e de obstrução por vendedores ambulantes sem alvará.
Trazendo mais segurança para a população, serão instaladas mais 13 câmeras de monitoramento na cidade. Esta novidade vem graças as verbas recebidas do Deputado Alceu Moreira, da qual o custo cobriria inicialmente 8 câmera, tendo 5 câmeras a mais sendo custeada pela prefeitura, com o intuito de trazer mais tranquilidade e segurança ao povo patrulhense. Os locais de instalação serão confirmados em futura reunião entre a Prefeitura Municipal e envolvidos. Também, na ocasião, o prefeito se comprometeu a agendar junto à ACISAP uma visita ao Secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, citando também a presença da Deputada Estadual Nadine Anflor, buscando o aumento de efetivos para a Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.
As obras de duplicação e revitalização do centro da cidade são importantes para o desenvolvimento de Santo Antônio da Patrulha. Além de vias mais espaçadas e câmeras de monitoramento, Rodrigo compartilha que teremos mais novidades, como a construção de duas ruas cobertas (uma na Borges, que já está em construção, e uma próxima a praça da Boa Viagem) o recebimento de mais de 90 aparelhos de ginástica para as praças da cidade, e a construção de duas galerias no trecho 4 da duplicação da ERS-030. A ACISAP agradece ao prefeito Rodrigo Massulo pela recepção, ficamos muito contentes em alinhar nossa parceria e demandas.