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Prefeitura trabalha por solução para desafogar o trânsito no trecho em obras da RS-118

O que já era difícil ficou ainda mais complicado. Em função das obras de construção do viaduto e de uma trincheira na ERS-118, na região do Distrito Industrial de Gravataí, os motoristas devem ter paciência e atenção redobrada. A Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Obras Públicas (Smop), de Mobilidade Urbana (Semurb) e de Serviços Urbanos (SMSU), tem trabalhado com estruturas de apoio, já que se trata de obra sob responsabilidade do governo do Estado.

Dia a dia, operários e maquinário pesado alteram a paisagem local. A antiga rótula com a Centenário foi literalmente cortada ao meio para receber os primeiros trabalhos de compactação do solo. Na margem direita, quem vem de Alvorada ou chega pela Freeway, já percebe o início da terraplanagem. No sentido oposto, uma enorme base de pedras começa a formar o que em poucos meses será uma das alças de acesso aos bairros da área central.

“São obras muito aguardadas pelos gravataienses. E até que estejam prontas, a orientação é oferecermos alternativas para minimizar os congestionamentos naquela região”, afirma o prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon.

Nos horários de maior movimento, é comum uma espera superior a dez minutos para ingressar ou sair das avenidas Centenário ou Plínio Gilberto Kroeff. O fluxo constante de veículos no local tornou o trecho em um dos mais perigosos de Gravataí, ainda que um redutor de velocidade tenha sido instalado na ERS-118, um pouco antes do trevo de acesso ao Distrito.

A prioridade da Semurb é minimizar eventuais impactos para motoristas, além de estimular os condutores na adoção de caminhos alternativos. A Prefeitura investe na recuperação de pavimentos, reforço na sinalização e manutenção de acostamentos e passeios públicos. “Além disso, vamos avaliar de forma permanente como o trânsito se comportará em cada fase da obra, promovendo ajustes sempre que necessários”, reforça o secretário de Mobilidade Urbana Guilherme Ósio.

É possível chegar ou sair de Gravataí pela BR-290, utilizando os acessos junto ao complexo da General Motors (via Estrada do Gravatá) e da Nutrella (via Avenida Teotônio Vilela, na parada 63). A Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira permite o acesso a Cachoeirinha e ao Distrito Industrial de Gravataí, até mesmo pegar a ERS-118, sem passar pelo entroncamento com a Avenida Centenário. Quem chega de Porto Alegre pela BR-290 deve optar pelo acesso da Teotônio. A partir da Dorival, pode-se ir a qualquer direção de Gravataí: BR-116 (via ERS-118) ou Vale do Paranhana e Serra (via ERS-020). Quem vem das praias pode escolher entre a BR-290 ou a ERS-030 (lembrando que as duas se interligam facilmente via Estrada do Gravatá, junto à rótula de acesso ao complexo da General Motors, no KM 67 da Freeway).

Nas últimas semanas, o município também realizou mudanças na sinalização de trânsito e na remoção de postes de iluminação pública e em outras estruturas. Uma das intervenções mais recentes foi a transferência de local da Cruz Missioneira. O monumento de quatro metros de altura foi movido da intercessão da ERS-118 com a Avenida Centenário para a rótula da Rua Adolfo Inácio de Barcelos, junto do Ginásio Aldeião. “São ações que permitem o avanço nas obras. Tão logo, liberamos a rótula onde estava a Cruz, a empresa responsável pela rodovia estadual passou a executar sua parte”, destacou o secretário de Serviços Urbanos Paulo Garcia.

DETALHES DA OBRA

A empresa contratada pelo governo do Estado para construir o novo acesso tem até o final do primeiro semestre de 2024 para finalizar a obra. Serão investidos R$ 28 milhões no trecho de aproximadamente um quilômetro de extensão entre o Distrito Industrial e os acessos à Freeway. Para ingressar no Distrito, os motoristas que saem da BR-290 e da Avenida Centenário utilizarão a trincheira (acesso subterrâneo) – ou seja, cruzarão por baixo da ERS-118. Para os condutores trafegando no sentido contrário, o acesso à Avenida Centenário ocorrerá pelo viaduto, que se elevará sobre a rodovia estadual. O projeto inclui ainda novo sistema de iluminação, conexão com vias laterais e construção de calçadas.

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