Search
Close this search box.

Facilidades na emissão de guias eliminam filas e elevam arrecadação do IPTU

Na rotina de início de ano da população está o compromisso com a cidade. E pensando em tornar a vida do contribuinte mais fácil neste período, a Prefeitura de Gravataí ampliou as opções digitais para emissão das guias de pagamento do IPTU 2023. No setor de atendimento ao público da Secretaria Municipal da Fazenda, Planejamento e Orçamento (SMFPO), no Centro, ainda que existam filas, o cenário atual é bem diferente, porque cada vez mais pessoas buscam resolver suas demandas de forma on-line.

“É claro que muitas pessoas ainda nos procuram, mas percebemos a mudança acontecendo. E o IPTU 2023 é um bom exemplo. Além de termos mais pagantes na comparação com o mesmo período do ano passado, mais de 50%, até esta segunda-feira (9/1), optou por quitar o tributo pelo atendimento digital”, afirma o secretário de Fazenda, Planejamento e Orçamento Davi Severgnini.

São quatro modalidades disponíveis para o contribuinte evitar filas e emitir a guia de pagamento pelo computador, tablet ou smartphone: no site da Prefeitura, o gravatai.atende.net, no menu “Emissão Guias IPTU”, no aplicativo Atende Net ou solicitá-la por WhatsApp ou e-mail. Os que optarem pelo app de mensagem devem fazer contato pelos números (51) 98130-7756 e (51) 98132-0044. Já os endereços de correio eletrônico são smf.arrecadaiptu@gravatai.rs.gov.br e smf.iptu@gravatai.rsg.gov.br.

E para quem preferir, é possível aguardar o carnê físico encaminhado via Correios. “Incentivamos os carnês eletrônicos, sem deixar de manter o físico, por entendermos que muitas pessoas estão familiarizadas com este formato. Proporcionamos à parcela da população de Gravataí a comodidade de escolher como ser atendida”, resume o secretário.

O prefeito Luiz Zaffalon lembra que um dos compromissos do governo é o cuidado com as pessoas, qualificando e ampliando a gama de serviços prestados ao cidadão. “Agilidade, comodidade e segurança, isso é o que o contribuinte encontra ao acessar os nossos serviços, entre esses o IPTU”, observa o prefeito.

O autoatendimento da Prefeitura de Gravataí oferece mais de 400 serviços aos contribuintes – pessoas físicas ou jurídicas. De forma segura e ágil, estão disponíveis emissão de guias, solicitação de certidões, requerimentos de manutenção, entre outros, em diferentes secretarias municipais. Desse total, 90 dispensam cadastramento. Nos demais casos é necessário login e senha no portal gov.br.

Com o aplicativo Atende.net, disponível para o sistema IOS e Android, também é possível agendar consultas médicas e odontológicas e verificar a disponibilidade de medicamentos nas Unidades de Saúde. A consulta de débitos com o município e o pagamento via app são facilitadas. Não é necessária a impressão do boleto, já que a leitura do código de barras é automática e compatível com os aplicativos dos bancos.

Fica a dica
Conheça os serviços digitais da Prefeitura e aproveite para emitir a guia do IPTU 2022 com desconto. Quem quitar o imposto em cota única até esta terça-feira, 10, recebe 10%. E além desta vantagem, há o benefício para o bom pagador, que varia entre 5% e 10%, conforme lei municipal de 2009.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade