Alunos do projeto Fábrica de Gaiteiros – Unidade Santo Antônio da Patrulha participaram da festa de encerramento das atividades do ano em evento realizado na Praça CEU no Bairro Bom Princípio.
Eles estavam acompanhados de Borguetinho, idealizador do projeto, de Manchinha e da produtora cultural Raffaela Reis.
Pais e demais familiares das crianças que são atendidas pelo projeto prestigiaram a pequena hora de arte que teve a apresentação de crianças, inclusive de uma menina portadora de necessidades especiais.
As crianças recebem gaitas que são produzidas na própria fábrica de Borguetinho.
BARRA DO RIBEIRO
Por outro lado, nove alunos do projeto Fábrica de Gaiteiros – Unidade Santo Antônio da Patrulha participaram do Encontro Anual de Gaiteiros, na Barra do Ribeiro, que fez parte da programação do 1º Festival Internacional da Gaita.
Os estudantes se apresentaram, ao lado do professor Manchinha e dos alunos da Unidade Morrinhos do Sul, no mesmo palco que grandes nomes do instrumento passaram durante os três dias de festival, como Luiz Carlos Borges, Gilberto Monteiro, Oswaldinho do Acordeon, além de músicos da Argentina, Chile e Suíça.
“Foi lindo! Um projeto incrível e de importância ímpar para o futuro de nossa cultura sul rio-grandense. Que possa crescer e render muitos frutos em nosso município!”, comentou Jacqueline Figueiredo, mãe do Cícero, aluno do projeto. A produtora cultural Raffaela Reis, responsável pela realização da Fábrica de Gaiteiros em Santo Antônio da Patrulha, participou da equipe de produção do 1º Festival Internacional da Gaita, realizado pelo Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música. “Foi emocionante ver nossos gaiteirinhos rapadureiros naquele palco, com um público de centenas de pessoas. Além disso, eles puderem assistir as apresentações de grandes gaiteiros brasileiros, exemplos para o próprio Renato Borghetti, e também puderam conhecer os alunos de todas as unidades, que eram mais de 400″, disse Raffaela.
Na ocasião, os alunos patrulhenses participaram de uma visita guiada por Borguetinho à fábrica de gaitas, tendo acesso ao processo de produção do instrumento que eles tocam. Também visitaram a exposição Fantástica Fábrica de Gaiteiros, guiados por Newton Grande.
O projeto Fábrica de Gaiteiros – Unidade Santo Antônio da Patrulha está confirmado para 2023 com patrocínio do BRDE e está sendo estudada a abertura de novas vagas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + quinze =