Search
Close this search box.

Programa de Segurança Viária prevê uma série de melhorias na Mobilidade Urbana

Secretaria de Mobilidade Urbana projeta faixas elevadas, mais acessibilidade e ações de sinalização semafórica.

Com o objetivo de garantir maior proteção aos milhares de pedestres que circulam pela cidade diariamente, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb), planeja uma série de melhorias em prol da segurança viária. Entre elas, a construção de faixas elevadas, ações de sinalização semafórica, implantação de identificação por meio de placas e mais acessibilidade em locais onde não há ou possui pouca infraestrutura atualmente.
“O Programa de Segurança Viária contempla novas ações e novos projetos para trazer mais segurança para as vias. Dentre elas, a fiscalização eletrônica, que nos dá uma eficiência muito maior, mantendo seguras as vias mais perigosas da cidade”, destaca o secretário da Semurb, Guilherme Ósio.
O secretário lembra que, na última segunda-feira (21/11), a prefeitura assinou um contrato com uma empresa que presta serviços de mobilidade urbana em troca de pagamento de dívidas tributárias – Lei de Transação (4.328/2021). Assim, ao menos, 27 faixas elevadas serão construídas em vias do município. Essas faixas – semelhantes às lombadas, mas com uma faixa de segurança em cima – auxiliam na travessia do pedestre, bem como na redução da velocidade dos condutores.
Outra ação investida será a implantação de identificação por meio de placas, conhecida como sinalização orientativa. O projeto contempla 290 placas em toda a cidade, com o intuito de orientar as pessoas no deslocamento diário, evitando, assim, acidentes por falta de informações.
A ação, argumenta Guilherme, beneficiará tanto os moradores da cidade quanto pessoas de fora que chegam ao município.
A sinalização semafórica foi outro ponto salientado pelo secretário.
“Vamos requalificar todo o nosso parque semafórico e finalizar a implantação de fibras de comunicação em todo o município”, completa. As fibras garantem que os agentes tenham acesso à central de monitoramento de pontos específicos da região, como já ocorre nos eixos das Avenidas Dorival Cândido Luz de Oliveira e Centenário. A ideia, dessa forma, é ampliar esse processo para toda a cidade.
“Todos os pontos de semáforo estarão comunicando via central web até 2024, sempre com o objetivo de garantir a segurança da nossa população”, enfatiza o secretário.
Além disso, a instalação de botoeiras – destinadas a pessoas com deficiência visual – será ampliada. Esses dispositivos auxiliam no deslocamento com segurança e indicam o momento ideal para o pedestre atravessar a rua. O projeto tem previsão de início no Centro, deslocando-se em direção a rodovias com intenso fluxo de automóveis. No entanto, a pasta já instalou um modelo piloto do equipamento na região do Parque dos Anjos.
Na última reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), o prefeito Luiz Zaffalon lançou o programa “Gravataí, uma senhora cidade; um senhor futuro”, uma série de ações voltadas a pessoas com mais de 60 anos. Na área de Mobilidade Urbana, projetos de acessibilidade estão sendo intensificados, em especial, em locais com pouca infraestrutura, também com o intuito de levar mais segurança às pessoas idosas.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade