Falando à reportagem da Folha Patrulhense a respeito de expectativas para o segundo turno, a chefe do Cartório Eleitoral de Santo Antônio disse espera que não ocorram tantas filas, diferente do 1º turno.
“Neste 2º turno, havendo o voto somente para o cargo de governador e após para presidente, ambos com a digitação de apenas dois números cada cargo, a votação será mais rápida, afirma Aline Fuchs.
“E também ocorrerá que os eleitores que não levaram seu título no dia da eleição lembrarão em que seção devem votar e permanecer na fila. De qualquer forma, recomendamos que separem o título o quanto antes, junto de um documento oficial com foto, obrigatório para poder votar, para levá-los ao dia da eleição. Ainda, lembramos ao eleitor que compareça ao seu local de votação entre às 8 horas e às 17 horas para exercer seu direito ao voto, respeitando os trabalhos para que a eleição ocorra de forma tranquila. Este é um dia sério e no qual qualquer tipo de propaganda, a não ser a individual e silenciosa, pode ser considerado crime”.
ELEITORADO
Ao total, o eleitorado de SAP é de 34.058 eleitores, sendo 17.549 mulheres (52%) e 16.509 homens (48%). Já para o município de Caraá, são ao todo 6.413 eleitores, com 3.400 homens (53%) e 3.013 mulheres (47%).
“Sempre estamos atendendo eleitores, mas muitos já possuem o e-Título, que é um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor. Ele permite o acesso rápido e fácil às suas informações junto à Justiça Eleitoral, tais como: título de eleitor digital, situação eleitoral e local de votação, bem como a possibilidade de justificar a ausência ao seu município (domicílio eleitoral) de votação, sem precisar se dirigir a um local de votação para justificar. Isso pode ser feito pelo aplicativo”.
Explica também que as pessoas que têm a biometria coletada pela Justiça Eleitoral também poderão utilizar o aplicativo e-Título como forma de identificação”.
Aline pede que baixem o e-Título (disponível em iOS e Android) antes do dia da eleição, pois no dia isso não é possível. Atualmente são em relação às justificativas por não terem ido votar.
“Lembramos que se o eleitor estiver no seu município ele deve comparecer para votar. Estando fora, deve justificar em algum local de votação, tendo o número do título, ou através do app e-Título.
E não sendo possível, há o prazo de 60 dias para justificar o voto, o que pode ser feito pelo site do TRE RS ou do TSE, em autoatendimento ao eleitor, necessitando ser juntado algum documento que comprove o impedimento”.
ACESSO AO CARTÓRIO
O Cartório Eleitoral é um local público, todos podem ter acesso. Mas para que os trabalhos ocorram de forma organizada, estão presentes no escrutínio o Juiz Eleitoral, a Promotora Eleitoral, os membros da Junta Eleitoral, os servidores do cartório e os escrutinadores, bem como os mesários que comparecem para entregar as mídias de resultados e documentação do dia da eleição.
Já sobre previsão sobre finalização da apuração, Aline Fuchs afirma que essa informação dependerá do sucesso no encerramento da votação, que somente ocorre quando todos os eleitores presentes até às 17h, nos seus respectivos locais de votação, finalizam seu direito ao voto. Não é possível chegar após esse horário e ter direito ao voto. Assim, recomendamos que não deixem para a última hora para se dirigirem ao seu local de votação, e lembrem de levar seu documento de identidade com foto, e também seu título de eleitor.