O Museu Caldas Júnior ofereceu na sexta-feira, dia 14 de outubro, a oficina culinária “Malassada dos Açores”. O evento, que marca as comemorações dos 270 anos do povoamento açoriano no Rio Grande do Sul, culminou com o 40º aniversário de abertura do Museu.
Carla Marques Gomes, empreendedora, artesã e proprietária do Restaurante Toque Açoriano na cidade de Gravataí, foi a ministrante da oficina, que contou com a presença de doze participantes que aprenderam a receita, sua origem, curiosidades e técnicas para o preparo da malassada. Enquanto fermentava (crescia) a massa, as participantes ficaram sabendo um pouco mais sobre a história dos Açores.
A malassada é um dos doces típicos dos Açores, tradicionalmente preparada em dias de festa. Trata-se de um bolinho achatado, que é frito empanado em açúcar e canela, muito gostoso e fácil de preparar.
A oficina aconteceu no Salão de Eventos Vereador Djalmo Soares Moraes, da Câmara de Vereadores. A inscrição e todo o material usado na oficina foram oferecidos gratuitamente.
De acordo com a Presidente do Museu, Rosalva Rocha “estamos vivendo neste ano de 2022 um momento importante para o setor turístico patrulhense tanto na promoção da gastronomia açoriana e local quanto no resgate da nossa identidade cultural”, e concluiu dizendo que foi possível perceber a satisfação das participantes e a excelente qualificação técnica da oficineira.
Ao final da oficina, além de saborear a malassada, as participantes receberam o certificado de participação e um “mimo”. Participaram da oficina: Ana Zenaide Gomes Ourique, Berenice Marques, Bianca Teixeira Ramos, Carla Cristiane Souza da Cunha, Débora Ramos Vieira, Eliziane Medeiros, Isaura Beatriz Oliveira Peixoto, Maria Alice Holmer Rosa, Maria Helena Gil Peixoto, Maria Rosalva Oliveira Rocha, Mercedes Oliveira e Rosa Maria Gil Gomes.