A cidade colorida pelas manifestações partidárias desde meados da semana passada até domingo, dois de outubro, serviu para comprovar que o país está sedimentado no saudável caminho da livre manifestação do pensamento e, consequentemente, dos seus destinos.
Em Santo Antônio da Patrulha e em Caraá, as cidades amanheceram num ambiente bem característico de dia de eleição.
CEDO PARA VOTAR
Em muitos locais, os eleitores começaram a chegar às suas seções por volta das sete horas da manhã.
E o que se constatou daquele momento em diante até às 18 horas, aproximadamente, foi uma movimentação ininterrupta de eleitores porque, sendo um pleito onde havia cinco cargos a serem preenchidos, evidentemente que a demora nas cabines de votação foram inevitáveis.
DEMORA PARA VOTAR
Quem não levou a famosa “colinha” demorou mais tempo para concluir o seu processo de votação. Houve também outro problema que se tornou comum em grande parte das urnas: o processo de identificação biométrica. Especialmente os mais idosos tiveram problemas nesse sentido, devido ao desgaste natural das impressões digitais. Mas ninguém ficou sem votar.
JUIZ E MP NOS LOCAIS DE VOTAÇÃO
O Juiz Eleitoral Dr. Felipe Roberto Palopoli e a Promotora Eleitoral Dra. Graziela Wallauer circularam pela sede e interior e puderam constatar que não foram registradas anormalidades que comprometesse o processo a não ser uma prisão por boca de urna, o que é crime eleitoral. No entanto, a pessoa assinou termo circunstanciado sendo após liberada, devendo responder pela transgressão à legislação eleitoral.
Como no final da votação (17 horas), havia muita gente nas filas, os que ainda não haviam votado, receberam senhas para poderem cumprir com seu dever cívico.
PRIMEIRA URNA
A primeira urna chegou por volta das 17h17min ao Cartório Eleitoral, e estava localizada no Colégio Santa Teresinha. As demais começaram a chegar aos poucos. A última a ser entregue foi a de uma seção localizada em Chicolomã, conforme a informação do Cartório Eleitoral.
E pelo fato de que, a cada pleito mais se aperfeiçoa o sistema eleitoral, em seguida começaram a surgir os primeiros resultados.
A Brigada Militar esteve de sobreaviso desde a véspera, atendendo pedido do Juiz Eleitoral para que não fosse comprometida a lisura das eleições, tanto em Santo Antônio, como em Caraá.