Search
Close this search box.

Associação Hospitalar Vila Nova assume gestão do HSAP

Um ato a ser promovido na manhã desta quinta-feira (01/09), marcará a despedida da Santa Casa de Misericórdia e a chegada da Associação Hospitalar Vila Nova, que passa a gerir o Hospital de Santo Antônio da Patrulha.
O ato contou com a direção do Vila Nova e de autoridades municipais, incluindo o prefeito Rodrigo Massulo, o vice Marcelo Gaúcho, o secretário municipal da Saúde Antônio Selistre, o presidente da Câmara, vereador André Selistre e outras lideranças.

PREFEITO
Quando o prefeito e comitiva visitaram no dia 31 de março a Associação Hospitalar Vila Nova, onde foram recebidos pela direção, Rodrigo Massulo afirmou: “Estamos muito felizes pela forma ágil como tudo está sendo conduzido e pela facilidade de diálogo que encontramos com o Hospital Vila Nova, inclusive para a defesa de algumas questões fundamentais para a administração, como o aproveitamento dos profissionais que atuam em nosso hospital”.
Já no dia da assinatura do contrato, afirmou Rodrigo Massulo em seu gabinete na prefeitura ao se referir àquele ato:
“Esse prazo (de vigência do contrato) é mais do que o suficiente para a conclusão do processo de licitação da contratação definitiva, sem que, para isso, a Prefeitura tenha que assumir a gestão direta do Hospital. Desta forma, podemos realizar os trâmites legais com tranquilidade, sabendo que o atendimento do Hospital continuará prosseguindo normalmente, sem sobressaltos para a população patrulhense”,
O contrato com o município prevê os serviços de urgência e emergência. O próximo passo da Associação Vila Nova será de firmar contrato com o Estado do Rio Grande do Sul para os serviços de especialidades, inclusive com possibilidade de ampliação de oferta em Santo Antônio. Esse processo já está sendo negociado.

CÂMARA
O presidente da Câmara de Vereadores disse que o novo grupo gestor se constitui em uma nova esperança para Santo Antônio em questão de Saúde. “Sempre cobramos a humanização do atendimento e o município está completando 262 anos. Temos hospitalidade, conhecimento e a empatia de uma pessoa com a outra e a preocupação por parte de nós, legisladores, não é diferente porque nos preocupamos muito tanto no atendimento como na resposta tanto para o paciente como para os familiares. E a cobrança é muito grande, porque faltou um pouco na humanização no atendimento”, disse André Selistre.

BOA ESTRUTURA
O presidente do Legislativo salientou que a Santa Casa deixou uma estrutura muito boa para o hospital. “É por isso que o outro grupo se interessou e esperamos que, ao assumir, o novo grupo gestor consiga fazer este trabalho e trazer mais referência para Santo Antônio da Patrulha, porque o Vila Nova é referência em oncologia e esperamos também que aumente o espaço para Santo Antônio e região litorânea”.

VILA NOVA
Em 1965, devido às necessidades de atendimento à saúde na Zona Sul de Porto Alegre, nasceu o Hospital Vila Nova. Em 2002, surgiu a Associação Hospitalar Vila Nova. Atualmente, a entidade é filantrópica e presta 100% dos seus serviços ao Sistema Único de Saúde. No interior do estado, a Associação faz a gestão de hospitais em Charqueadas, Guaíba e Taquara, e de pronto-atendimentos em Arroio dos Ratos e Tapes. Em Porto Alegre, são administrados mais dois hospitais, o Hospital Vila Nova e o Hospital da Restinga e Extremo-Sul, além de 26 unidades de saúde e do Pronto-Atendimento Saúde Mental IAPI.
Conheça alguns dados sobre as instituições geridas pelo Vila Nova:
Hospital de Charqueadas:
Possui 60 leitos. Em 2021, foram 1.100 internações e 43 mil atendimentos na emergência.
Hospital da Restinga e Extremo-Sul:
Possui 111 leitos. Em 2021, foram 6.600 internações e 67.580 atendimentos na emergência.
Hospital Bom Jesus (Taquara):
Possui 72 leitos. Referência na região para o serviço de oncologia. Em 2021, foram 2.411 internações e 15.880 atendimentos na emergência.
Hospital Nelson Cornetet (Guaíba):
Possui 51 leitos, Em 2021, foram 1.745 internações e 65 mil atendimentos na emergência.
Pronto Atendimento – Arroio dos Ratos
Média de 1.800 atendimentos mensais.
Pronto Atendimento – Tapes
Média de 2.550 atendimentos mensais.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade