Search
Close this search box.

Evento para acadêmicos de Direito destaca a importância da educação financeira

Na noite da última segunda-feira (22/8), a Ulbra Gravataí promoveu palestras sobre superendividamento e consumo consciente.

Priscila Milán

Na aula magna do curso de Direito da Ulbra Gravataí, realizada no auditório do campus na noite da última segunda-feira (22/8), foram realizadas palestras da juíza Valéria Neves Willhelm e do advogado e diretor executivo do Procon-RS, Rainer Grigolo. O evento também contou com a participação da coordenadora do curso, Cintia da Silva Moura, do professor responsável pelo Balcão do Consumidor, Gonzaga Adolfo, e do capelão da universidade, pastor Clóvis Gedrat.

A Lei do Superendividamento, que entrou em vigor no ano passado, foi a temática central do encontro, que também abordou a formalização de um convênio entre a Ulbra, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Foro de Gravataí e o Procon para atendimento de consumidores superendividados.

Segundo o professor Gonzaga, os assuntos discutidos na ocasião destacaram a necessidade de acompanhamento constante dos consumidores vulneráveis, principalmente dos que se encontram em situação de superendividamento, bem como ações sistemáticas na educação para o consumo consciente.

O coordenador do Balcão do Consumidor revela que a instituição pretende ampliar os projetos de educação financeira, firmando parcerias, inclusive, com associações de bairro para atender a comunidade.

O convênio

A cooperação entre a Ulbra, Cejusc e Procon vai auxiliar consumidores na renegociação de dívidas. A previsão é de que a parceria seja firmada em breve, possibilitando que o consumidor superendividado procure qualquer um dos órgãos para triagem. Aqueles que se enquadrarem nas condições de superendividamento serão encaminhados para a universidade, onde serão atendidos por estudantes de Direito que construirão o plano de pagamento para apresentação na audiência de conciliação, realizada pelo Cejusc.

Ensino jurídico

Na tarde de segunda-feira, o professor Gonzaga Adolfo participou de uma reunião promovida pela OAB/RS, na sede da entidade, em Porto Alegre. O evento realizado em conjunto com as universidades proporcionou o diálogo sobre a qualidade do ensino jurídico e o Exame de Ordem. Professor do curso de Direito da Ulbra e segundo vice-presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB/RS, Gonzaga ressalta que essa qualificação é fundamental para o desenvolvimento da Advocacia.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade