Município tem o melhor desempenho no Previne Brasil entre as dez maiores cidades do RS. Programa do Ministério da Saúde mede a qualidade e o desempenho da Atenção Primária à Saúde.

Gravataí obteve o melhor Índice Sintético Final (ISF) do Previne Brasil entre as dez maiores cidades e a 2° colocação entre as cidades com mais de 100 mil habitantes do Rio Grande do Sul. O programa do Ministério da Saúde serve como parâmetro para o financiamento das ações na área de Atenção Básica a partir de sete indicadores estabelecidos. O período de análise dos dados refere-se ao 1º quadrimestre de 2022, composto pelos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. “Isso é mérito das equipes que atendem a nossa população. Servidores comprometidos, qualificados e engajados em fornecer o melhor atendimento possível aos gravataienses”, destacou o prefeito Luiz Zaffalon.

Entre os indicadores avaliados no ranking, estão índices como a proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação, e a proporção de crianças de 1 ano de idade vacinadas na Atenção Primária à Saúde (APS) contra doenças como tétano, difteria, hepatite B e poliomielite.
“Temos uma rede de saúde ampla e com profissionais qualificados. Nossa gestão trata a Atenção Primária como prioridade, sempre buscando qualificar ainda mais o atendimento ofertado à população”, comentou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

O coordenador da Atenção Básica da SMS, Luciano Albrecht, celebrou o resultado, reforçando a qualidade dos serviços realizados pelos servidores do município. “O bom resultado é fruto de uma construção coletiva da SMS e reflete o comprometimento das equipes de Atenção Básica”, enfatizou.

Na avaliação anterior, referente ao 3º quadrimestre de 2021, Gravataí havia ficado com o quarto melhor resultado entre as 50 cidades da região Sul com mais de 100 mil habitantes, atrás apenas de Bento Gonçalves (RS), Criciúma (SC) e Santa Maria (RS). O levantamento ainda apontou o município como o terceiro melhor do Estado, nesta mesma abrangência. Os dados são informados a partir de indicadores retirados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab).

Também estiveram presentes na apresentação dos resultados o vice-prefeito Dr. Levi Melo; o gerente do Distrito Norte, Messias Grycak; a gerente do Distrito Centro, Laura Santos; a gerente do Distrito Rural, Camila Cioccari; e a responsável pela Saúde Bucal da SMS, Alessandra Salvadori.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade