Qualificando o processo de duplicação da ERS-030, como um passo importante da atual administração do município, o presidente do Legislativo Municipal lembrou que é vereador desde 2013, quando estavam na administração do município Paulo Bier e Branquinho e sempre se lutou para conseguir alcançar este objetivo. Contudo este sonho é bem mais antigo, porém, sempre esbarrava na negativa do DAER em autorizar investimentos na ERS-030, por ser um trecho de domínio do governo do Estado.
André Selistre comemora o começo da execução da duplicação, frisando que ele se concretiza agora na gestão de Rodrigo Massulo e Marcelo Gaúcho. Porém, lembra que todo esse processo começou a se acelerar a partir do dia 21 de agosto de 2021, quando foi definida, através de projeto de lei estadual, a municipalização no perímetro urbano, no trecho entre a Casa Da Colônia até a ERS-030, altura da localidade de Boa Vista.
Com esta decisão, qualquer investimento do município neste trajeto, poderá contar com emenda estadual, emendas de parlamentares da bancada federal, e dos Ministérios.
E foi logo em seguida que as alterações no Plano Diretor foram aprovadas.
E já no apagar das luzes de 2021, o prefeito Rodrigo Massulo enviou à Câmara projeto solicitando autorização para contrair financiamento de 15 milhões de reais para a execução, não apenas do projeto de duplicação, mas também de pavimentação de algumas ruas da cidade, integrantes do chamado anel viário.
A aprovação em tempo recorde aconteceu, como lembra André Selistre, porque Massulo chamou antecipadamente ao seu gabinete os vereadores comunicando-os da necessidade de aprovação ainda em 2021, tendo em vista que com a passagem de ano, os custos da obra iriam aumentar.
Com o projeto finalmente aprovado, a etapa seguinte foi a de partir para a execução do trecho um, da loja Taqi até às imediações da Farmácia Muniz, o que está acontecendo.
Já o trecho 2, como explica Selistre, será possível com a obtenção de reursos do Programa Avançar Pavimenta RS, o que irá acontecer e que irá projetar definitivamente Santo Antônio para o futuro, fazendo com que investidores de fora do município tenham sua atenção voltada para o que está ocorrendo, o que gera a possibilidade de investimentos importantes, como na área imobiliária, inclusive com o lançamento previsto de mais três loteamentos, um próximo à FURG, outro na Avenida Afonso Porto Emerim e um terceiro na ERS-474, voltado ao segmento industrial. Isso possibilitará o surgimento de aproximadamente mais 2.200 lotes.
Selistre deixou claro que é somente quando se tem um projeto definido que se podem buscar os recursos necessários à sua execução. E foi o que aconteceu e a partir do momento em que for concluído, estará se concretizando um dos mais caros sonhos dos patrulhenses em ver o município projetado em definitivo rumo ao futuro.