A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Gravataí promoveu, na terça-feira (15/2), o encontro mensal dos grupos de Saúde Mental Integral. A atividade, realizada no Sítio Laranjal, no bairro Neópolis, reuniu mais de 60 representantes das unidades de saúde de Gravataí, entre enfermeiros, agentes de saúde, técnicos de enfermagem, partilhantes dos grupos e familiares.
Trilha, meditação, caminhada, diálogo orientado e acolhimento fraterno foram algumas das atividades desenvolvidas durante o dia. Ao todo, Gravataí possui 15 espaços descentralizados que reúnem 12 grupos de Saúde Mental Integral. As atividades de psicologia, que ocorrem mensalmente, integram profissionais das áreas da saúde e bem-estar, em prol da qualidade de vida da população.
Mais de 300 multiplicadores (pacientes, familiares e partilhantes) já foram acolhidos pelos grupos de Saúde Mental Integral. Devido ao grande número de acolhimento, as atividades foram expandidas, visando oferecer outras maneiras de exercitar o corpo e a mente, por meio de oficinas de artesanato, costura e pintura, por exemplo, além de palestras temáticas, que abordam assuntos como nutrição e educação física, entre outros.
Ambientes saudáveis
Para o psicólogo Gerson Jung, que coordena a ação, ambientes saudáveis, ao ar livre, são essenciais para a realização destas ações que envolvem partilhantes, organizadores e sustentadores dos grupos, transformando os espaços públicos em terapêuticos e comunitários. “Nossos encontros semanais ajudam muito a nossa comunidade a combater futuros transtornos psicológicos”, ressaltou.
A agente de saúde da USF Itatiaia Adriana Trindade, mesmo de férias, participou do projeto. “Além dos encontros mensais de psicologia, as unidades de saúde promovem acolhimento e incentivam atividades diversificadas para o bem-estar físico e mental da população”, comentou a agente.
Qualidade de vida
O técnico em enfermagem João Carlos Celeste, da USF Águas Claras, também é um entusiasta do projeto e, inclusive, possui um canal no YouTube que trata da saúde do trabalhador. “Este espaço é fundamental para a população e deve ser ampliado cada vez mais”, argumentou ele.
Em Gravataí, para melhoria da qualidade de vida da população, são oferecidos grupos de Saúde Mental Integral em toda a cidade. Para participar, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa.