O Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente disse à reportagem da FOLHA PATRULHENSE do seu entusiasmo pela receptividade demonstrada pelos frequentadores da Lagoa dos Barros, ao apelo de limpeza do balneário.
O projeto Lagoa sem Lixo, Lagoa de Luxo, de autoria do vereador Valtair Andrade (Pelado), ganhou reforço recentemente com a colocação de placas de orientação aos veranistas para que acondicionem seu lixo em sacos plásticos e que sejam colocados em um dos cinco contêineres que aquela Pasta colocou em pontos estratégicos do conhecido balneário.
EFEITOS POSITIVOS
“Realmente, o resultado alcançado desde o verão passado, em função das ações que tomamos durante o ano, já surtem com efeitos positivos”, disse Cássius Peixoto, acrescentando que “desde o início, com a retomada do projeto que teve expressiva adesão de instituições e da comunidade, conseguimos além de melhorar o ambiente, fazer uma conscientização nas pessoas que usufruem daquele espaço”.
Explica o secretário que este trabalho foi possível graças à união de esforços das Secretarias da Cultura, Turismo e Esportes, Agricultura e Meio Ambiente e também do Legislativo, especialmente, através da atuação do vereador Valtair Pelado de quem partiu a iniciativa da retomada desse projeto. Hoje, já estamos colhendo frutos desse trabalho”.
VASOS SANITÁRIOS DESCARTADOS
Cássius adiantou que as principais melhorias, do ponto de vista do meio ambiente foram, primeiro, a mobilização das pessoas e entidades que chamaram para si a responsabilidade pela Lagoa e toparam participar dos mutirões de limpeza. “Chegamos a recolher oito caminhões caçamba de resíduos sólidos e resíduos volumosos, tais como colchões, móveis, vasos sanitários, descarte de lonas, entre outros. Atingimos, assim, o principal objetivo desse projeto que é a conscientização sobre a preservação ambiental.”
MELHORIAS
O secretário entende que além desta importante mobilização, outras melhorias impactaram de forma objetiva no cuidado com o local: colocação de placas dando orientações para os banhistas e instalação de contêineres para que as pessoas possam dar um destino adequado para o seu lixo. “Outra providência foi a ampliação do período de coleta, durante o verão: o caminhão vai recolher os resíduos duas vezes por semana”, completou Cássius Peixoto, secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.