De La Mancha: O Cavaleiro Trapalhão, da Rococó Produções Artísticas e Culturais, faz parte da programação do 28º Festival Internacional de Artes Cênicas Porto Alegre em Cena. A peça será encenada hoje, a partir das 20h, pelo canal do youtube do Festival (bit.ly/3BjQmy0). A exibição é gratuita, livre para todos os públicos e tem tempo estimado de 30 minutos.
A obra se vale de teatro, dança, música e flamenco para discutir temas como a amizade e a lealdade, as relações de poder e a imaginação através da leitura. Com um elenco composto por Guilherme Ferrêra e Henrique Gonçalves, que vivem, respectivamente, Dom Quixote e Sancho Pança/Dulcinéia, a obra atravessa todas as gerações de espectadores, sugerindo muitas camadas de interpretação e convidando adultos e crianças para celebrarem de um mesmo espetáculo, através de uma abordagem de linguagem não-violenta com o tempero principal do humor e da diversão.
Enriquecido por uma longa pesquisa na cultura Flamenca, estão presentes no espetáculo, os palmeios, os “pitos”, a percussão corporal e os sapateados que são valorizados pela Trilha sonora original de Pedro Borghetti que nos leva até a Espanha em seus ritmos como as tradicionais “sevilhanas” e “bulerias”. A região de La Mancha e os povoados de Albacate, Cuenca, Ciudad Real, Toboso e Toledo são recriados pela cenografia, iluminação e adereços do artista Roger Santos, em seus tons de sépia em referência a uma terra seca e poeirenta do centro da Espanha.