Depois de dois anos de pandemia, a tradicional Carreteada Estadual de Gravataí retornou atraindo centenas de pessoas. Promovido anualmente pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Lazer (SMCEL) em parceria com a Associação dos Carreteiros de Gravataí. O tradicional evento ocorreu nos dias 12 e 13 de novembro, no Sítio das Águias, Morro Agudo.
Na manhã de sábado, o espetáculo ficou por conta do desfile das carretas, com a participação de 110 carreteiros. Pela tarde, foi a vez do prefeito Luiz Zaffalon abrir, oficialmente, o evento. “Este é um movimento que não é apenas do passado, mas também do presente porque na área rural, a carreta de boi ainda é utilizada para locomoção e até escoamento da produção”, afirmou Zaffa ao lembrar da tradição dos carreteiros que há mais de 30 anos reforçam o amor à tradição e a terra. O evento contou ainda com o tradicional Desfile do Ibitu ao Sítio das Águias, com o baile da carreteada, além da apresentação da invernada, do circuito cultural com alunos, com visitantes pré- agendados e muito mais.
Para o secretário da SMCEL, Leandro Ferreira, o evento é muito importante para a cultura gaúcha e para o município. “Os carreteiros, tempos atrás, tinham esse papel fundamental de transporte dos mantimentos que giravam a nossa economia”, relembrou.
A presidente da Associação de Carreteiros de Gravataí, Cristiane Duarte, agradeceu o empenho das centenas de carreteiros que participaram da ação. “Aqui, estamos valorizando a comunidade da Costa do Ipiranga, do Morro Agudo, da Santa Tecla, de todos que vivem este movimento da carreta.”
A cerimônia de abertura contou ainda com a presença da primeira-dama Marlene Zaffalon, do Vice-prefeito, Dr. Levi Melo, e do subprefeito da Costa do Ipiranga João Eitor Correia Fogaça.