260 ANOS DA IGREJA MATRIZ: “Repórter da História” relata como foi a construção daquele templo histórico

Jaime Nestor Müller, conhecido como historiador e Repórter da História, relata como foi a construção da Igreja Matriz, que este mês completa mais uma etapa de sua restauração, que é o belo e moderno piso que poderá ser visto pelos fiéis no dia 21 deste mês.
“É de conhecimento geral que em 31 de agosto de 1760 foi criada a Capela Curada da Guarda Velha de Viamão, através de ato do bispo do Rio de Janeiro Dom Frei Antônio do Desterro, capela esta construída pelo casal Inácio José de Mendonça e Silva e Margarida da Exaltação da Cruz em suas terras, onde hoje é a Pira da Pátria na Avenida Borges de Medeiros. A pequena capela, também por ato do bispo Dom Frei Antônio do Desterro, passou a ser matriz da Freguesia de Santo Antônio da Guarda Velha a partir do dia 08 de outubro de 1763.

COMO SURGIU A PARÓQUIA
Para facilitar o entendimento como foi a criação da Paróquia (Freguesia) Santo Antônio da Guarda Velha, hoje Paróquia Santo Antônio, faço o seguinte relato:
Em 22 de março de 1761, aconteceu um fato importante que mudaria a história da Capela Curada da Guarda Velha de Viamão. Dom Frei Antônio do Desterro, Bispo do Rio de Janeiro, por meio de uma portaria, cria a Paróquia (Freguesia) de São Francisco de Paula de Cima da Serra, que abrangia também Vacaria e Bom Jesus, nomeia pároco o Padre José da Silva Leal Leme e pede a construção de uma igreja, coisa que não aconteceu. Para piorar a situação, o padre José Leal não ficou muito tempo, aproximadamente um ano e foi embora para São Paulo, deixando o seu campo de trabalho e sua missão sacerdotal sem avisar o bispo. Por essa sua atitude, ficou conhecido com o “clérigo revoltoso”. Diante dos fatos, o bispo edita outra portaria com data de 26 de junho de 1762, determinando que os moradores daquela região ficassem subordinados à Capela Curada de Santo Antônio da Guarda Velha de Viamão. Em 1760, por ocasião da criação da Capela Curada de Santo Antônio, a região tinha uma população estimada em 413 pessoas, não contando as crianças pequenas, que não se confessavam. Com a anexação da Freguesia de São Francisco de Paula em 1762, essa população e também o território aumentaram muito e tornou-se difícil a administração espiritual de toda essa região pela Paróquia de Viamão, a qual todos estavam subordinados. Então, no histórico dia 08 DE OUTUBRO DE 1763, mais uma portaria foi editada pelo Bispo Dom Frei Antônio do Desterro, desta feita criando a FREGUESIA (PARÓQUIA) DE SANTO ANTÔNIO DA GUARDA VELHA, desvinculando-nos definitivamente da Paróquia de Viamão e transformando a pequena Capela Curada na nossa primeira Igreja Matriz. Conforme registro nessa portaria de criação, e abaixo publicada em parte, Dom Frei Antônio do Desterro assim escreveu: “E por quanto de presente somos informados de que esse território, que se comprehende desde o dito Lugar do Registro da Serra, athe o das Lombas, correndo o rumo dito contem em sy hum avultado numero de moradores, com os quaes se pode constituir bem essa nova Freguezia, e que com essa nova Freguezia não deixa de poder subsistir a antiga Freguezia de Nossa Senhora da Conceição de Viamão, por que fica com igual extensão, e com não menor numero de moradores: por tanto havemos por bem de criar, e eregir, como pelo presente Nosso Edital criamos, e erigimos nova Freguezia no dito território acima assignalado, eregindo em Igreja Matriz a dita Capella de Santo Antônio da Guarda Velha”. E assim, o primeiro Pároco foi o Padre Francisco Coelho de Fraga, que tinha sido também o primeiro Capelão Curado. Importante destacar que a pequena capela construída pelo casal Inácio José de Mendonça e Silva e sua esposa, a menina Margarida da Exaltação da Cruz foi a semente que germinou e que culminaria, então, três anos um mês e oito dias depois, na criação da FREGUESIA(PARÓQUIA)SANTO ANTÔNIO DA GUARDA VELHA, A PRIMEIRA EM DEVOÇÃO À SANTO ANTÔNIO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. A pequena capela então passou a ser a nossa primeira Igreja Matriz.
Importante DESTACAR que, a criação de nossa PARÓQUIA (FREGUESIA) SANTO ANTÔNIO DA GUARDA VELHA, através de Portaria do Bispo do Rio de Janeiro (08.10.1763), Dom Frei Antônio do Desterro, aconteceu 46 ANOS ANTES DA CRIAÇÃO DA CÂMARA DE VEREADORES, esta, criada por Portaria do Príncipe Regente Dom João em 07 DE OUTUBRO DE 1809.
O padre Adalberto Lummertz Borges, atualmente respondendo pela paróquia Santo Antônio é o 44º pároco e assumiu sua missão em 06 de dezembro de 2018.
Também comemora-se na paróquia Santo Antônio no dia de hoje, 19 anos da chegada da imagem de Santo Antônio Peregrino, abençoada na cripta da igreja onde nasceu o nosso padroeiro Santo Antônio.

Fontes:
Criação da Paróquia – “Guarda Velha de Viamão – No Rio Grande do Sul Miscigenado, Surge Santo Antônio da Patrulha” – Autor padre Ruben Neis – 1975
Arquivo Histórico da Arquidiocese de P. Alegre – Foto da portaria episcopal de criação
Por Jaime Nestor Müller, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santo Antônio da Patrulha.”

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade