As comemorações do aniversário de 15 anos do campus FURG em Santo Antônio da Patrulha (FURG SAP) começaram ainda no início de outubro, com uma programação intensa, que fez relembrar a história de sua implantação e projetar novos sonhos.
A programação culminou com um jantar de confraternização no último sábado, 9, na Casa do Sonho, em Santo Antônio da Patrulha, reunindo pessoas que participaram da implantação do Campus, como a ex-reitora, Cleusa Maria Sobral Dias, o ex-prefeito de Santo Antônio da Patrulha, José Francisco Ferreira da Luz, o então presidente do COMUDE SAP João Alfredo Peixoto como também, futuros gestores, entre eles a professora Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (eleita para a reitoria da FURG no período de 2025-2029) e o prefeito reeleito do Município, Rodrigo Massulo. Pró-reitores, diretores de Unidade da FURG, coordenadores de curso, professores, técnicos e estudantes do campus FURG SAP e seus familiares também participaram do momento de celebração.
O Início de um Sonho
Na ocasião, o diretor do campus FURG SAP, professor Antônio Valente lembrou que a história da FURG SAP é ainda mais antiga. Tudo começou no “Fórum da Cidade”, em Santo Antônio da Patrulha, evento anual com sistema participativo no qual a população definia suas prioridades de investimentos em todas as áreas e setores públicos. A necessidade de uma universidade pública para receber jovens de mais de 50 escolas da região, incluindo Litoral, Vale do Paranhana e Vale dos Sinos, foi apontada pelo público presente. Em seguida, no ano de 2005, por iniciativa da Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, e do apoio de 42 municípios da região, foi aprovado no orçamento do Estado do Rio Grande do Sul, através da Consulta Popular, a criação no município de dois cursos de graduação presenciais na área tecnológica.
A Universidade Federal do Rio Grande (FURG), por já estar atuando no município desde 2004, com um curso de graduação em Pedagogia na modalidade de “Ensino à Distância” para professores em exercício, junto ao Polo Universitário Santo Antônio, integrante da Universidade Aberta do Brasil, foi a instituição que apresentou interesse em atender à antiga demanda regional na área da educação.
Assim, após um estudo, que levou em conta o mercado e a vocação do município e da região, foi proposta a criação de dois cursos superiores presenciais: Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias e Engenharia Agroindustrial Agroquímica.
“A instalação da FURG em Santo Antônio da Patrulha foi resultado de um esforço conjunto entre lideranças locais e a própria universidade, que, com o objetivo de expandir o acesso ao ensino superior no interior do Rio Grande do Sul, iniciou o processo de instalação de um campus avançado. Para tornar este projeto realidade, foi fundamental a atuação do prefeito da época, José Francisco Ferreira da Luz, a reitoria da universidade, na pessoa do Reitor, João Carlos Cosin e representantes de instituições locais, como a Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Industrial, entre outras, e a comunidade. A união de esforços foi essencial na mobilização de recursos e no apoio governamental necessário para a fundação da unidade”, explicou.
Crescimento e Evolução
Com o passar dos anos, o campus da FURG em Santo Antônio da Patrulha se consolidou e se expandiu na graduação e na pós-graduação, na pesquisa e na extensão, bem como na infraestrutura física, que, atualmente, conta com dois complexos de edificações: Unidade Cidade Alta (UCA) e Unidade Bom Princípio (UBP), perfazendo um total de mais de 7000m² de área construída.
Além dos cursos de Engenharia Agroindustrial Indústria Alimentícias e Engenharia Agroindustrial Agroquímica (pioneiros no país), o campus oferece Licenciatura em Ciências Exatas (Química, Física e Matemática), Engenharia da Produção, Administração, Tecnólogo em Alimentos e Tecnólogo em Processos Químicos. Na pós-graduação, apresenta a Especialização em Qualidade e Segurança de Alimentos, Mestrado Profissional em Ciências Exatas e Mestrado Acadêmico em Sistemas e Processos Agroindustriais. O campus oferece ainda a possibilidade de mestrado em administração, engenharia mecânica no município e especialização (EAD) em arquivologia e em ensino de matemática.
A FURG sempre buscou alinhar suas atividades acadêmicas com as necessidades da região. Projetos de ensino, extensão, pesquisa e inovação em parceria com escolas, empresas da região, agricultores, associações, sindicatos e administração municipal são apenas alguns exemplos do impacto positivo da universidade.
Impacto Local e Comunidade Acadêmica
A chegada da FURG trouxe transformações significativas para Santo Antônio da Patrulha. O movimento de alunos, professores e colaboradores estimulou a economia local, impulsionando desde o setor imobiliário até o comércio e os serviços. Além disso, o campus contribuiu para a formação de mão de obra qualificada, que passou a atuar tanto na região quanto em outros estados.
Além de estudantes de cidades próximas, a FURG em Santo Antônio da Patrulha atraiu um público nacional, com jovens vindos de diversos estados em busca de formação em áreas que são o foco da unidade. Esse intercâmbio cultural trouxe novas perspectivas para a cidade e ajudou a construir um ambiente acadêmico diversificado e dinâmico.
Futuro e Perspectivas
A FURG em Santo Antônio da Patrulha continua a evoluir e expandir suas possibilidades. A ampliação dos cursos oferecidos está em pauta, com um olhar importante para as áreas de Medicina e Enfermagem, além do fortalecimento das parcerias com empresas locais para desenvolvimento de tecnologias aplicadas ao agronegócio e sustentabilidade ambiental.
Com o apoio da comunidade e das lideranças locais, a universidade mantém o compromisso de ser um agente transformador, incentivando o desenvolvimento econômico e social da região.
Zezo
Falando sobre as primeiras tratativas para a vinda da FURG para o Município, o ex-prefeito José Francisco Ferreira da Luz falou de sua satisfação em ver o seu grande objetivo alcançado. Lembrou das inúmeras viagens feitas à Rio Grande e à Brasília com as demais lideranças até que o sonho fosse alcançado.
“Hoje me considero um homem realizado com tudo o que conseguimos alcançar”, comemora Zezo, lembrando que tudo aconteceu com a união de todos, incluindo Executivo e Legislativo independentemente de cores partidárias.