12 óculos inteligentes são adquiridos para alunos com deficiência visual

Na busca de promover mais autonomia para os alunos com deficiência visual da rede municipal de ensino, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SMED), adquiriu mais 12 óculos inteligentes OrCan MyEye. Utilizando Inteligência Artificial, o equipamento possui tecnologia assistiva que lê textos, reconhece rostos e identifica produtos. “Com essa ferramenta, nós mudamos a perspectiva de vida dos alunos com deficiência visual. É, sem dúvida, um marco no processo educacional de Gravataí”, disse o prefeito Luiz Zaffalon.

Atualmente, Gravataí tem 24 alunos com baixa visão na rede municipal. De acordo com a SMED, o intuito é adquirir a tecnologia para todos. Até o momento, já são 13 óculos à disposição dos alunos. “É uma grande ferramenta de inclusão que muda para melhor a rotina dos nossos estudantes”, afirmou a secretária da SMED, Magda Ely.

A secretária lembrou ainda que esta foi uma iniciativa que surgiu por meio de uma parceria da Smed com a Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (APPPD), subordinada à Secretaria Municipal de Governança e Comunicação Social (SGCOM).

“Em fevereiro de 2021, a servidora com deficiência visual da APPPD, Patricia Lisboa, promoveu uma reunião de apresentação do equipamento e, após este encontro, a então secretária Sônia Oliveira (falecida em agosto do ano passado) iniciou as tratativas para que hoje pudéssemos estar comemorando mais essa conquista na área da acessibilidade”, reiterou a secretária.

Em agosto de 2021, a Prefeitura de Gravataí adquiriu um exemplar para que fossem realizados testes. Nesta fase, foram escolhidos cinco alunos para usarem o equipamento durante 15 dias. Na época, o prefeito Zaffa recebeu em seu gabinete a aluna com deficiência visual Fernanda de Almeida, da Escola Municipal Santa Rita, para receber o dispositivo em nome dos alunos da rede.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Nosso canal no WhatsApp
Publicidade