Vigilância sanitária confirma larvas do aedes aegypti em Santo Antônio | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Vigilância sanitária confirma larvas do aedes aegypti em Santo Antônio

Vigilância sanitária confirma larvas do aedes aegypti em Santo Antônio

A Vigilância Sanitária confirmou a existência do mosquito aedes aegypti em Santo Antônio. Larvas do inseto foram descobertas em pneus de duas borracharias do município e segundo o coordenador da Vigilância em Saúde, foram enviadas à 18ª Coordenadoria Regional de Saúde para exame. As amostras – destaca o veterinário Luiz Rogério Gomes – são efetivamente daquele mosquito mas ele tranquiliza a população: não há pessoas doentes e o município não é positivo nem para dengue nem para o mosquito transmissor da doença.

Explica o veterinário que existem armadilhas colocadas em pneus cortados revistas a cada 7 dias e os pontos estratégicos vistoriados de duas em duas semanas. Agora nos dois pontos onde o inseto foi localizado são realizadas vistorias num raio de 300 metros em cem por cento da área.
A doença apresenta sintomas de febre alta e dores nas articulações, mas só isso não é suficiente para confirmar se a pessoa é portadora da dengue. Ela deve ter estado nos últimos 14 dias em algum município positivo para a doença. Nesse caso procure imediatamente um médico ou vá ao Posto de Saúde.


Profissional atuando há 50 anos no jornalismo.