UNIFICADOS ASILOS OSCAR VARGAS E LUZIA CATARINA SÃO REINAUGURADOS | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

UNIFICADOS ASILOS OSCAR VARGAS E LUZIA CATARINA SÃO REINAUGURADOS

UNIFICADOS ASILOS OSCAR VARGAS E LUZIA CATARINA SÃO REINAUGURADOS

O ato festivo de reinauguração do Lar Oscar Vargas/Luzia Catarina na tarde de sábado (16/05) marcou, para diversas pessoas, a conclusão de uma etapa importante na luta por melhor acomodação para aqueles que trabalharam uma vida e que agora merecerem o reconhecido descanso em uma casa de repouso. O lar fica localizado na Rua Laurindo Vieira, próximo ao entroncamento da ERS 30 com a ERS 474.

A primeira pessoa a demonstrar satisfação pelo que estava acontecendo naquele instante foi Vilma Serafini Corneli, 88 anos de idade. A mãe de Luzia Catarina, conta que a filha, falecida aos 15 anos, já planejava aos cinco anos, ter uma casa para abrigar os idosos no mesmo local onde a família morava.  Ela revela ainda que após o a morte de Luzia, trabalhou incansavelmente, tendo o apoio dos Vicentinos, de um grupo de pessoas da comunidade, incluindo o saudoso médico Talmo Amorim dos Santos, bem como o Poder Executivo, para a construção e inauguração do Lar, abrigando na época nove idosos carentes.

 

Os anos passaram e por duas razões os Vicentinos encerraram as atividades em Santo Antônio no ano passado: a distância da sede que fica em Porto Alegre e também as dificuldades financeiras, se bem que José Rutikoski integrante da diretoria e que naquele ato representava o presidente do Conselho Metropolitano, tivesse deixado claro que o apoio da comunidade sempre foi importante para o prosseguimento das atividades daquele lar.

 

De outra parte, havia a dificuldade enfrentada pelo Lar Oscar Vargas que se situava na cidade alta ao lado do Hospital Santo Antônio. A luta pela abertura daquela casa foi do próprio Oscar Vargas e de Luiz Simões. Quando Vargas faleceu o projeto terminou sendo concretizado.

 

E mais recentemente, quando assumiu a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Glória Terra, juntamente com Sônia Müller e Jussara Müller de Assis nova presidente do Lar unificado dentre outras lideranças, partiram para a unificação dos dois asilos em um só. Como o Luzia Catarina havia fechado, os Vicentinos foram procurados e finalmente se chegou a um consenso: as duas entidades se fundiriam em uma só, mas passando a se denominar Lar Luzia Catarina e Oscar Vargas. As reformas foram feitas e no sábado ocorreu a inauguração da Casa que agora abriga 23 idosos.

 

Lembra Sônia Müller, diretora Administrativa que essa união entre as duas casas tem como mentora a atual titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social Glória Terra e o primeiro padrinho a abraçar a causa foi o Secretário das Obras, Trânsito e Segurança Antônio Selistre que imediatamente determinou a limpeza do terreno sendo que agora será feita a drenagem para enxugamento da área. Em seguida o presidente da Câmara Vereador Mauro Meregali prometeu o material para essa atividade.

 

O vice-prefeito Armindo Ferreira de Jesus elogiou a obra que estava sendo inaugurada e destacando o apoio do Poder Executivo, tanto através do gabinete como das secretarias. Ao mesmo tempo anunciou o repasse de R$ 128 mil para ajudar na manutenção do asilo. Cumpre destacar também as presenças do Lions e Rotary Clube. Os vereadores Margarete Oliveira Pereira e Tadeu Neves representaram o Poder Legislativo.

Um pouco mais cedo o Pe. Vilson e a secretária Josélia Fraga também estiveram presentes. Logo após os discursos houve descerramento da placa inaugural e confraternização entre os idosos e autoridades.

Texto e Foto: Hermógenes Gomes



A Falcon5M foi criada em Porto Alegre para o Brasil todo a partir da união entre as empresas W5M Comunicação e Falcon Designer, ambas com ampla experiência de 6 anos no mercado.