Vacinação contra a gripe vai começar no dia 23 próximo | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Vacinação contra a gripe vai começar no dia 23 próximo

Vacinação contra a gripe vai começar no dia 23 próximo

O Ministério da Saúde mudou o período da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza. O início da campanha passará de 16 para 23 de abril e o fim da campanha muda de 25 de maio para 1º de junho. Já o dia 12 de maio será realizado o chamado Dia D, data da mobilização nacional.
Essa mudança teria ocorrido, conforme a SES, em virtude do atraso da entrega do imunobiológico pelo Instituto Butantan, de São Paulo, responsável pela produção da vacina. O instituto se justificou dizendo que, em razão da alteração de duas cepas de vírus a serem utilizadas na campanha de 2018 para produção da vacina trivalente no hemisfério sul, foi necessário importar novas cepas para poder produzir o imunizante, o que acabou atrasando a produção da vacina e a consequente dificuldade de entregar o produto para o início da campanha no dia 16 de abril.

SANTO ANTÔNIO
Em Santo Antônio da Patrulha a vacinação deverá ocorrer em todos os postos, inclusive em Vila Palmeira, já que em anos anteriores essa prática não era realizada naquela localidade.
No dia da campanha, além do Posto de Saúde Central, haverá vacinação no supermercado Nacional, no Gomão e Gominho e na Vila Assis Brasil. A novidade, já registrada no ano passado, é a de vacinação também dos professores.
De acordo com o Ministério da Saúde, apesar dessa alteração, a campanha será realizada no período considerado ideal (abril e maio), antes do pico de transmissão do vírus Influenza no Brasil, que ocorre no mês de julho.

QUEM DEVE SE VACINAR
Vale lembrar que a vacina contra a gripe é direcionada às pessoas com 60 anos ou mais de idade; crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da área da saúde; professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; população privada de liberdade, jovens cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.
No Brasil, o público-alvo deve representar aproximadamente 60 milhões de pessoas e a meta (nacional) é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a campanha de imunização. Em Minas Gerais, a SES espera vacinar 5.034.284 indivíduos.
O Influenza é um vírus de circulação sazonal e, em 2018, a vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, protegendo contra três tipos do micro-organismo: o H3N2, o H1N1 e o B.



A Falcon5M foi criada em Porto Alegre para o Brasil todo a partir da união entre as empresas W5M Comunicação e Falcon Designer, ambas com ampla experiência de 6 anos no mercado.