Um recanto para recuperar dependentes químicos e moradores de rua | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Um recanto para recuperar dependentes químicos e moradores de rua

Um recanto para recuperar dependentes químicos e moradores de rua

Na localidade de Montenegro está sendo desenvolvido um projeto digno de elogios porque busca recuperar dependentes químicos (usuário de drogas e álcool) e moradores de rua.

Criada em 20 de dezembro de 2013, a Morada da Liberdade se constitui num abrigo que trabalha pela recuperação dessas pessoas, que, por um motivo ou outro, tiveram problemas em suas vidas, indo para as drogas, ou simplesmente se afastando do convívio familiar. A Associação Comunitária Morada da Liberdade não tem fins lucrativos e busca promover o tratamento e reabilitação dessas pessoas marginalizadas do convívio social.

Conforme o diretor do projeto, Wagner Medeiros Pinto, a Morada atua nas soluções para problemas de ordem social causados pelo uso dos chamados SPA, desenvolvendo métodos gerenciais para implantação e administração de projetos na área de Educação, Ação Social e Saúde, tratando em sistema de comunidade terapêutica, dependentes químicos e moradores de rua.

O prédio está localizado em uma área de três hectares com capacidade para 24 residentes (internos), quatro dormitórios com banheiro, refeitório com ambiente para reuniões, palestras e vídeos, além de atividades programadas e terapêuticas.

Diversas atividades são realizadas objetivando a recuperação de cada um dos atendidos pela instituição.

 

Sistemática

 

As estratégias terapêuticas adotadas são: entrevista motivacional, aconselhamento terapeuta diário, consultas com o psiquiatra, refeição de acordo com cardápio adequado para desintoxicação, terapia cognitiva comportamental, terapia de grupo (equipe técnica), terapia de família, amigos ou envolvidos (reunião com a equipe) e atividades físicas como caminhadas, futebol, passeios ecológicos, trilhas dentro e fora do centro sempre acompanhados e monitorados, atividade que visa desintoxicação e substituição de prazeres com foco na saúde mental e física do paciente.

Na área de reeducação e profissionalização, o paciente tem alfabetização e incentivo à leitura, atividades voltadas a desenvolver a capacidade de cada indivíduo, técnicas que aumentam a autoestima, produtividade e vontade de mudar de vida, oficinas profissionalizantes, como informática, marcenaria, carpintaria, horticultura e culinária e, por fim, artesanatos que desenvolvem a capacidade e ocupação, além da valorização.Morada da Liberdade 3 Morada da Liberdade 2



A Falcon5M foi criada em Porto Alegre para o Brasil todo a partir da união entre as empresas W5M Comunicação e Falcon Designer, ambas com ampla experiência de 6 anos no mercado.