Semana de vacinação do adolescente acontece até essa sexta-feira | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Semana de vacinação do adolescente acontece até essa sexta-feira

Semana de vacinação do adolescente acontece até essa sexta-feira

Texto: Eliese Denardi Cesar – Enfermeira – Vigilância Epidemiológica.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que no período de 21 a 25 deste mês, está ocorrendo a Semana de Vacinação do Adolescente. O objetivo da campanha é intensificar a atualização do calendário vacinal, ressaltando a importância da vacina HPV e Meningo C, que foram incluídas mais recentemente no calendário.
O Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde mantém um calendário vacinal destinado a adolescentes entre 10 e 19 anos de idade.
As vacinas indicadas são:
Vacina hepatite B – para adolescentes não vacinados ou com esquema de três doses incompleto;
Vacina adsorvida difteria e tétano (dT Dupla adulto) – adolescentes sem vacinação ou sem comprovação de três doses da vacina. Já vacinados devem fazer um reforço a cada dez anos.
Vacina febre amarela – considera-se vacinada a pessoa que comprovar uma dose da vacina a partir dos 09 meses de idade. Precaução: a vacina é contra indicada para gestantes e mulheres que estejam amamentando.
Vacina Sarampo, Caxumba e Rubéola – SCR- Considera-se vacinado o adolescente que comprovar esquema com duas doses.
Vacina HPV – O objetivo da vacinação é prevenção contra verrugas genitais e do câncer genital masculino e feminino. Em 2017, a população alvo são meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Está indicado esquema vacinal de 02 doses com intervalo de 06 meses entre a 1ª e 2ª dose.
Vacina Meningo C – a finalidade é reforçar a proteção contra meningite. Está disponível para meninos e meninas de 12 e 13 anos de idade.
Ressalta – se que os pais (ou responsáveis) têm a responsabilidade de manter atualizadas as vacinas de seus filhos adolescentes. E essas vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde durante o ano.
Funcionamento das unidades de saúde – ESF Várzea, Menino Deus, Bom Princípio, Miraguaia: 08 às 14 horas. Posto de Saúde Central: 07h30min às 18 horas. Não haverá sala de vacinas aberta na ESF Agasa no período mencionado (21 a 25 de agosto).
Procure a unidade de saúde mais próxima e não esqueça a caderneta de vacinação. Mais informações pelo telefone 3662. 1639.



A Falcon5M foi criada em Porto Alegre para o Brasil todo a partir da união entre as empresas W5M Comunicação e Falcon Designer, ambas com ampla experiência de 6 anos no mercado.