Secretário da Saúde fala sobre reestruturação da pasta | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Secretário da Saúde fala sobre reestruturação da pasta

Secretário da Saúde fala sobre reestruturação da pasta

Na última semana, o secretário Municipal da Saúde de Santo Antônio da Patrulha, Charlis Santos fez um comunicado para atualizar a população sobre mudanças na pasta. “Aqui na Saúde, mesmo com grandes dificuldades estamos construindo um novo amanhã. Estamos estruturando nossas unidades de saúde e suas equipes para melhor atender a nossa população. Mas realmente não é fácil. O médico que atendia na ESF Agasa acaba de comunicar que está se desligando do programa Mais Médicos em SAP. Já estamos trabalhando na reposição do profissional na unidade. Neste período, os pacientes serão referenciados e encaminhados ao Posto Central pela Enfermeira Aline Fisch. Infelizmente, no serviço público não se contrata um médico de um dia para o outro”, desabafou.
Charlis diz que as demais unidades ESF, assim como era na Agasa, contam com atendimento durante a semana com os profissionais do Programa Mais Médicos. Já o Posto Central conta com o atendimento de segunda a sexta-feira. Seis médicos atuam nesta unidade todos os dias da semana: Dra. Tais Munari, Dr. Flávio Lamp, Dr. Menno, Dr. Maurício Oliveira e Dra. Jeanine Ayub. A doutora Ângela Katia Bottin Marques (Pediatra) atende de segunda a sexta-feira das 7h às 13h, e completa a equipe. Não houve redução e sim manutenção dos profissionais. Somado a estes, aguardasse a chegada de mais um médico clínico, 40h, pela empresa terceirizada e a assinatura pelo Governo Bolsonaro para a liberação e retorno das médicas cubanas residentes em SAP.
Ele cita avanços na área, como no Posto de Saúde Várzea que sofria com a falta de médicos, enfermeiros. Agora conta com duas equipes completas, com médico, enfermeiro para as duas equipes ESF e irá entregar um prédio com novo ambiente. As reformas estão em andamento. O Posto de Saúde Várzea e suas duas equipes atendem a uma população de 8 mil pessoas do seu entorno.
Desde o dia 02 deste mês, a nova médica Dra. Jeanine Marques Ayub, o novo enfermeiro Luiz Gustavo Fernandes da Rosa e todo o time da Equipe ESF Bom Princípio está completo, provisoriamente atendendo no Posto Central. A licitação para a retomada e rápida conclusão da obra do posto no bairro acontece ainda neste mês.
“Rápido, não será, mas cada uma das nossas 10 estruturas/unidades de saúde, postos e órgãos como: VISA, CAPS e Base SAMU receberão melhorias de equipes e físicas, como está a unidade da Várzea, dentro do período de 2020 e 2021. As reformas e pinturas também já começam a ser realizadas no Posto de Saúde Menino Deus e na sequência no Posto de Saúde Central, seguida nos demais postos”, disse o secretário.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *