Sarampo: Situação sob controle em Santo Antônio | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Sarampo: Situação sob controle em Santo Antônio

Sarampo: Situação sob controle em Santo Antônio

O Centro Estadual de Vigilância Sanitária (CEVS) confirmou 76 casos de sarampo no Rio Grande do Sul em 2019, superando o ano anterior quando houve 47 casos. Em Santo Antônio houve apenas um caso totalmente controlado e com a pessoa doente já retornando ao trabalho normalmente. Conforme o coordenador da Vigilância em Saúde Luiz Rogério Gomes, fato foi registrado com um patrulhense que contraiu a doença quando estava em São Paulo no mês de dezembro, e a Vigilância ficou sabendo do fato por acaso, quando a mãe do paciente viu reportagens na TV e foi pesquisar a respeito, entrando em contato com a enfermeira Camila. A Vigilância pede que os médicos de consultórios particulares, quando houver uma doença de notificação compulsória, que notifiquem ou encaminhem o paciente até a Vigilância.
A imunização contra o sarampo continua sendo aplicada em crianças, sendo, duas doses, com a primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 meses.
Rogério Gomes acrescenta que nova campanha de vacinação contra o sarampo ocorrerá no período de 10 de fevereiro a 13 de março deste ano, para a faixa etária de 5 anos a 19 anos, com o dia D de mobilização nacional no dia 15 de março.