Esteve recentemente no Hospital Santa Casa/Santo Antônio o cirurgião gástrico dr. Antônio Carlos Weston.
Profissional de grande conceito no Estado e país, ele é o chefe da equipe de cirurgia da Santa Casa e presidente da Associação Brasileira de Câncer Gástrico.
O dr. Weston operou, na oportunidade, em parceria com o dr. Mohamed um paciente que possuía algumas hérnias no estômago. O procedimento, como disse Weston, foi minimamente invasivo, permitindo que o paciente, poucas horas depois, pudesse ir para casa.
Falando a respeito do câncer do estômago, o médico afirma que é um dos tumores mais frequentes do aparelho digestivo, sendo o papel da Associação por ele presidida, de orientar para evitar agravamento da doença.
Por isso, quando a pessoa tiver dores abdominais, sensação de queimação no estômago, e azia, que procurem imediatamente um médico. Sua recomendação é no sentido de que deve haver abstenção do uso de cigarro, bebidas alcoólicas e alimentação muito pesada e gordurosa pois são fatores de risco. Se a pessoa não conseguir evitar o cigarro ou a bebida, que diminua esses hábitos.
MORTES
O índice de mortalidade é alto, segundo o Médico, explicando que isso ocorre porque na maioria das vezes o doente procura o tratamento quando a doença está em estágio avançado e o diagnóstico termina sendo sempre tardio. Mas se o mal for detectada a tempo, existe chance de até 90 por cento de cura E para evitar que a situação se agrave é que a Associação Brasileira de Câncer Gástrico trabalha muito em cima da prevenção. Esse tipo de doença afeta também às mulheres, mas como elas se preocupam mais em buscar tratamento, o índice de letalidade é menor.
HOSPITAL
Antônio Carlos Weston classifica o bloco cirúrgico do hospital Santa Casa/Santo Antônio, como dotado de uma infraestrutura técnica muito boa. Ele elogia também o trabalho da diretora técnica dra. Márcia Muller que, conforme afirmou, tem se empenhado muito no aprimoramento da qualidade daquela casa de saúde e frisa de outra parte, que a equipe que ali trabalha, é excelente sendo extremamente dedicada e ciente da importância do seu trabalho junto aos doentes, entendendo que a situação do hospital de Santo Antônio está evoluindo bem, havendo um crescimento expressivo com novos serviços.
“Vejo o papel da Santa Casa de fundamental importância para que o hospital continue crescendo e atendendo cada vez melhor, à comunidade de Santo Antônio e arredores. Esperamos continuar crescendo”, concluiu o dr. Antônio Carlos Weston.