HSAP continua Referência Regional em Oftalmologia e amplia Serviços | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

HSAP continua Referência Regional em Oftalmologia e amplia Serviços

HSAP continua Referência Regional em Oftalmologia e amplia Serviços

 

Saúde

Nos últimos dias circularam diversos boatos na cidade, inclusive em redes sociais que o Centro de Referência Regional em Oftalmologia estava sendo transferido para Osório.
O Administrador do Hospital Santa Casa/Santo Antônio negou que isso esteja acontecendo, frisando que o Hospital de Santo Antônio da Patrulha, está em fase de implantação deste e de diversos outros serviços de assistência à saúde, liderados por equipes experientes, especializadas e envolvidas no ensino e pesquisa, nos padrões tradicionais da Santa Casa.
Conforme Maurício Fogaça, “o contrato firmado com o Estado, oportunizou que a partir de outubro deste ano, a Santa Casa assumisse com seus próprios recursos, como médicos, equipe de enfermagem e equipamentos todos os serviços que atenderão os 23 municípios do Litoral Norte, tais como internações clínicas para adultos e crianças, exames de radiologia e laboratório (serviços já iniciados em outubro), além das internações psiquiátricas, oftalmologia, cirurgia vascular, que estão começando e cirurgias gerais, ortopédicas e ginecológicas, além de outros serviços e exames como tomografia, que serão iniciados no início de 2018, conforme autorização da SES/RS – Secretaria Estadual de Saúde, com prazo de 6 meses para implantação o que termina em março/2018”.

DESGASTE FÍSICO
Explica Maurício que a Clínica São Pietro havia sido contratada em cinco de dezembro do ano passado “e exerceu o direito de concluir o contrato, que finalizou no dia cinco deste mês, tendo entregue a sala utilizada para fazer exames com expressivo desgaste e que após avaliação do engenheiro Waldir Konzen, que tem 30 anos de experiência em liderança da engenharia da Santa Casa, propôs a substituição do atual piso de madeira danificado pela ação de cupins, por um de concreto, de modo a proporcionar maior segurança e higiene a pacientes, funcionários e outras pessoas que ocuparão aquele espaço.” Informa também que o Centro de Referência em Oftalmologia, tinha como prestador de serviços a Clínica São Pietro por intermédio do Hospital Nossa Senhora das Graças de Canoas, onde eram realizadas as cirurgias, segundo resolução CIB/RS 277/16.
A equipe médica de Oftalmologia que será a mesma para o HSAP (serviço de excelência da Santa Casa de Porto Alegre), além de continuar sendo referência para os 23 municípios do Litoral Norte Gaúcho, aumentará em 31% o volume de serviços contratados, comparando-se ao contrato anterior. Com isso, pretende-se diminuir o prazo de espera e filas. Além disso, inicialmente o serviço funcionará todas as tardes devendo ser ampliado durante o ano de 2018.

DISCÓRDIA DESNECESSÁRIA
O Administrador do Hospital considera inadequado e desnecessário o “uso de informações incompletas para sustentar disputas políticas, porque em nenhum momento se discutiu a saída do centro de Oftalmologia da cidade de Santo Antônio, mas sim, a ampliação dos serviços e um novo modelo de assistência à saúde nos padrões da Santa Casa de Porto Alegre.”
Revela também que no dia seis, ontem, promoveu reunião acompanhando o Executivo Municipal para informar aos vereadores sobre o andamento da implantação dos serviços.

TRANSIÇÃO
O Administrador informa que em função de reunião realizada com a SES/DAHA, representantes da 18ª CRS, Secretaria Municipal de Saúde no dia 30/10, em Porto Alegre, ficou ajustado que a São Pietro vai atender os pacientes que já foram pactuados com a 18ª Regional de Saúde até que sejam concluídos os atendimentos já agendados, bem como cirurgias, exames dos pacientes consultados por eles. A Santa Casa receberá os novos pacientes quinze dias depois que informar à 18ª CRS e viabilizar via sistema o acesso ao Centro de Oftalmologia a todos os pacientes dos 23 municípios que compõem a Regional”, finaliza.

MÉDICO EXPLICA COMO VAI SER O SERVIÇO
O chefe do Setor de Oftalmologia da Santa Casa de Porto Alegre, Dr. Alexandre Marcon, revela que a Instituição hospitalar é o berço da Oftalmologia no Rio Grande do Sul que foi implantada em 1890, pelo médico Victor de Brito, um dos pioneiros da especialidade no país. Alexandre Marcon é Médico Oftalmologista, Diretor do Banco de Córneas da Santa Casa de Porto Alegre, Chefe do serviço de Oftalmologia da Santa Casa de Porto Alegre, especialização no Wills Eye Hospital (Filadélfia-EUA) e doutor em oftalmologia pela Universidade de São Paulo (USP-SP).
“Muito provavelmente teremos de 3 a 4 médicos oftalmologistas todos os dias atendendo consultas, exames e cirurgias em HSAP”, informa o Dr. Marcon.
Os principais procedimentos serão consultas, exames e cirurgias para tratamentos de doenças como glaucoma, catarata e outras, além de prescrição de óculos. Informa ainda que com o avanço da a idade e outros fatores combinados pode aumentar o risco de catarata. O importante é que a pessoa mantenha seu acompanhamento com médico do posto de saúde mais próximo para os devidos encaminhamentos.
O Dr. Alexandre Marcon afirma que “a Santa Casa se orgulha do serviço de oftalmologia referência para atendimento SUS com equipamentos, produtos e técnicas que está sendo colocado à disposição da região e que poucas cidades no Brasil conseguem ter. “Estamos preparados para começar a qualquer momento, começaríamos em dezembro, mas alguns detalhes de reforma de área física nos fizeram adiar o início. O Médico afirma que já está com a escala de médicos pronta para começar.
Por fim, o Administrador Maurício pede também à população que, em caso de dúvida, reclamação ou sugestão entre em contato pelo e-mail ouvidoria@santacasatche.br ou pelo telefone 3662.7600.



A Falcon5M foi criada em Porto Alegre para o Brasil todo a partir da união entre as empresas W5M Comunicação e Falcon Designer, ambas com ampla experiência de 6 anos no mercado.