GTA: Vereadores comemoram lançamento do aplicativo "Galope" | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

GTA: Vereadores comemoram lançamento do aplicativo “Galope”

GTA:  Vereadores comemoram lançamento do aplicativo “Galope”

O governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação lançou em solenidade no Palácio Piratini, o aplicativo para celular “Galope” para proprietários de equídeos. Esta é mais uma inovação lançada pelo governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura e que faz parte do Plano Agro + RS, que visa a simplificação de processos e procedimentos para dar celeridade as demandas do setor produtivo gaúcho. O “Galope” visa agilizar a emissão do Documento de Movimentação de Equídeos Identificados – DMEI, a Guia de Trânsito Animal. A solução foi idealizada pela SEAPI e construída pela

PROCERGS.
Os vereadores Jorge Eloy de Oliveira, Dirceu Machado, Valtair Andrade, Rodrigo Massulo e João Luis Moreira da Silva (Bacana), comemoraram a iniciativa que, segundo afirmam, irá facilitar o trânsito de animais sempre que ocorrerem eventos ligados ao tradicionalismo com a participação de equinos. Esse trabalho começou a ser desenvolvido por aqueles edis em 2012, quando da incidência do Mormo, o que gerou audiência na Câmara de Santo Antônio com o secretário da Agricultura Ernane Polo, convidado para falar sobre o assunto. Em 2017, Pelado, Rodrigo e Jorginho voltaram a convidá-lo para ouvir a reivindicação de simplificação da GTA (Guia de Trânsito de Animais), recebendo dele a promessa de que agilizaria essa iniciativa, o que terminou acontecendo.

VAI SIMPLIFICAR
O governador do Estado disse: “o aplicativo para celular vai simplificar a emissão das guias e facilitar a vida dos criadores que precisam transportar seus cavalos a exposições, rodeios e cavalgadas”. Já o secretário Ernani Polo afirmou: “a concretização deste aplicativo é fruto de um trabalho conjunto, que propiciou esta ferramenta inédita no Brasil”. O Rio Grande do Sul tem cerca de 3000 eventos equestres (rodeios, cavalgadas, passeios) por ano.

COMO PROCEDER
Para acessar o aplicativo é necessário estar cadastrado como produtor rural junto ao Departamento de Defesa Agropecuária – DDA e possuir senha de acesso como Produtor Online. Se você ainda não possui um cadastro e/ou senha de acesso ao Sistema de Defesa Agropecuária, compareça à Inspetoria de Defesa Agropecuária – IDA de sua região e solicite o cadastro. Caso você já possua cadastro junto ao DDA, é necessário preencher, assinar e entregar o Termo de Compromisso na IDA responsável pelo seu cadastro para uso de sua senha de forma correta. O aplicativo pode ser baixado pelos sistemas Android e IOS.



A Falcon5M foi criada em Porto Alegre para o Brasil todo a partir da união entre as empresas W5M Comunicação e Falcon Designer, ambas com ampla experiência de 6 anos no mercado.