Ferulinho diz que é pré-candidato nas majoritárias | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Ferulinho diz que é pré-candidato nas majoritárias

Ferulinho diz que é pré-candidato nas majoritárias

Ferulio José Tedesco, o popular Ferulinho, confirma nesta entrevista sua pré-candidatura nas eleições municipais majoritárias deste ano.
Casado, dois filhos, advogado, formado em Direito pela Unisinos, é pós-graduado em gestão pública municipal pela UFRGS.
FOLHA PATRULHENSE: O sr. confirma sua pré-candidatura às majoritárias deste ano?
FERULIO JOSÉ TEDESCO: Sim, coloquei meu nome a disposição do Partido como Pré-Candidato para participar nas eleições de 2020.
FOLHA: O que te levou a tomar essa decisão?
FERULINHO: Vejo como uma consequência natural do processo de participação política, de fazer parte da atual Administração Municipal e entender que posso somado a muitas mãos, contribuir com o crescimento de nosso Município. Nesta caminhada política, já estive como secretário de Obras 1995/96, vereador por dois mandatos 2005/2012, secretário de Saúde 2010/2012 e atualmente secretário Geral de Governo Gestão e Planejamento. O resultado desta caminhada nos permite responder que estamos em condições de colocar o nome a disposição para o próximo mandato.
FOLHA: A tradição familiar influencia na sua decisão?
FERULINHO: Sem dúvida alguma isto influenciou e influencia bastante, pois, a origem em participar na política e a forma de praticar a política foi pelas mãos de meu Pai Ferulio Tedesco Netto que tem uma passagem brilhante como vereador durante o período da ditadura, Prefeito sem manchas e que mesmo administrando o Município por duas vezes praticamente sem recursos extras do Governo Federal ou Estadual, obteve várias conquistas ainda presentes em nosso cotidiano como: urbanização Bairro Bom Princípio, Ginasio Caetano Tedesco, urbanização Avenida Afonso Porto Emerim e Paulo Maciel de Moraes, várias Praças, escolas, Projetos habitacionais Cohab e Vila Assis Brasil, Revitalização Centro Bancário entre outros.
FOLHA: Como o sr. vê hoje Santo Antônio em questão de desenvolvimento e o que apontarias como mais urgente que deva ser feito?
FERULINHO: Santo Antônio tem demonstrado uma capacidade de crescimento apesar do cenário nacional e estadual demostrar o contrário. A vocação do Patrulhense em empreender nos mais variados setores da econômica traduz muito isto.
Dentro dos limites legais e orçamentários, temos colocado o Município como parceiro de empresas e iniciativa de investidores. Entendo que o apoio político tem um papel fundamental para manter ou atrair novos investimento, além de simplesmente conceder incentivos fiscais. Neste sentido, podemos dar como exemplo o apoio durante e após o sinistro (fogo) ocorrido na Via Uno e também o trabalho desde 2018 para a futura instalação da planta do Frigorifico Borrussia no Município.
Nosso papel foi colaborar e enfrentar alguns gargalos históricos que entendemos ser limitadores do crescimento. A questão de retomar nosso hospital e o ingresso da gestão da Santa Casa é algo emblemático que começou a ser construído antes mesmo de sermos governo. Entendo que a manutenção e evolução dos serviços da Santa Casa em nosso hospital deveriam ganhar na prática um comprometimento político além do simples discurso da porta pra fora. O hospital é e sempre será urgente no meu ponto de vista pelos desafios de gestão. Conseguir viabilizar mais serviços e ter a conotação regionalizada é uma forma de garantir sua viabilidade, pois, a capacidade de recursos por meio de convênios ainda é algo muito distante em nossa atual realidade para auxiliar em seu financiamento.
Desde janeiro de 2017, colocamos na pauta retomar alguns temas importantes especialmente a questão da municipalização da ERS-030, ou seja, a principal via comercial de nosso Município, onde após inúmeros vai e vem vencendo várias barreiras administrativas e discussões com o DAER e nossa comunidade apresentando um conceito de Plano Funcional que culminou com a assinatura do Termo de Cooperação no final de 2019, e abrindo espaço para finalização do processo de municipalização a ser votada no primeiro semestre pela Assembleia Legislativa.
Com articulação e apoio do Deputado Alceu Moreira assinamos recentemente contrato de repasse com Ministério do Desenvolvimento Regional no valor aproximado de R$ 1.800.000,00 para execução da duplicação do 1º trecho da ERS-030 com expectativa de iniciar as obras ainda em 2020. Embora ainda não iniciado, já estamos trabalhando para assegurar recursos para mais um trecho dessa importante via pública que acalenta o sonho de muitos anos de toda comunidade.
Estamos entregando um conjunto de pavimentações de vias urbanas com a finalidade de proporcionar a melhoria significativa do fluxo de veículo e que hoje já são percebidos pela população, muito embora poderíamos ter avançado mais com acesso a outro programa federal apresentado em 2017.
A necessidade de organizar a questão dos estacionamentos, cargas e descarga em áreas públicas é muito importante e para tanto iniciamos a discussão em 2019 na ACISAP e encaminharemos neste mês ao legislativo Município, projeto de lei para autorizar a instalação de parquímetros nas principais vias centrais do Município e de revitalização da zona bancária.
Após 02 anos de muitas articulações, discussões, projetos, vermos um sonho de mais de 30 anos se concretizando com a Rota da Rapadura com aproximadamente 07 quilômetros é algo emocionante. Tivemos a iniciativa e conduzimos o processo sem promessas, sem discursos, sendo transparente.
FOLHA: Outras considerações que queira fazer.
FERULINHO: Algumas premissas que podemos elencar como norte para darmos seguimento na Administração Municipal: na mobilidade urbana, no plano de macrodrenagem contemplando os arroios Ramos e Pitangueiras, na acessibilidade, na segurança, na regionalização do Hospital, no incentivo de levar mais infraestrutura as regiões especialmente produtivas do Município, do geoprocessamento e revisão do Plano Diretor.
Estes sonhos não estão numa prateleira como um produto, num simples ofício, uma reunião, isto, é fruto de muita dedicação e apoio. Não conseguimos fazer nada sozinho.
Acredito que o processo eleitoral proporcionara a todos os eleitores a oportunidade de olhar o que foi feito e o que estamos propomos fazer nos próximos anos. Enxergar e distinguir nos candidatos, os projetos de cunho pessoal, o marketing meramente eleitoreiro, o oportunismo político de alguns e sua conduta política tem trazido benefícios ao Município.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *