Aterro sanitário em Rincão do Capim | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Aterro sanitário em Rincão do Capim

Aterro sanitário em Rincão do Capim

Moradores são contrários ao projeto

 

Um grupo de moradores da localidade de Rincão do Capim, que fica próximo a Morro Grande, esteve esta semana na redação da Folha Patrulhense para expressar sua preocupação em relação ao projeto da uma empresa catarinense RAC Saneamento, que deverá instalar um aterro sanitário naquele local. Conforme Alzira Braga, já foi solicitado o apoio da Câmara e da Prefeitura no sentido de evitar que isso ocorra.
Conforme Jairo Gomes Martins, a empresa disse que não pode instalar o aterro perto do Banhado do Chicolomã porque não tem permissão da FEPAM. Mas todos afirmam que perto do ponto onde se pretende implantar o projeto, passa o rio da Galinha que deságua na Lagoa dos Patos. “E aí pode?”, questiona.
Afirmaram que já estiveram, inclusive no Ministério Público, buscando solucionar essa questão.

O PREFEITO

Por sua vez, o prefeito em exercício José Francisco Ferreira da Luz afirmou que o Município quer analisar a situação e que, para tanto, precisa dos relatórios da FEPAM, mas que ainda não foram enviados para a prefeitura.
O grupo de moradores esteve também na Câmara em busca do apoio do Legislativo.

NA CÂMARA

A comitiva esteve também na Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha onde foram recebidos pelos vereadores Rodrigo Massulo, Marcelo Gaúcho, Glória Terra e João Luís Moreira da Silva (Bacana), que organizou o encontro.
Eles manifestaram preocupação pelo fato de que tal aterro vai atingir vertentes, flora e fauna, e pediram que a Câmara promova uma reunião com a FEPAM para solucionar o impasse. Bacana já havia enviado denúncia sobre o que está ocorrendo à Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente.



A Falcon5M foi criada em Porto Alegre para o Brasil todo a partir da união entre as empresas W5M Comunicação e Falcon Designer, ambas com ampla experiência de 6 anos no mercado.