Campus FURG participa do Projeto de Arborização | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Campus FURG participa do Projeto de Arborização

Campus FURG participa do Projeto de Arborização

Para simbolizar um ano de parceria entre o Departamento de Meio Ambiente do município de Santo Antônio da Patrulha (DMA) e a Universidade Federal de Rio Grande (FURG), por meio do Projeto de Arborização Urbana do Município, foi realizado no dia 20 de junho, o plantio de mudas de palmito (Euterpe edulys) na Unidade Bom Princípio do Campus da FURG-SAP, com a presença das biólogas Miriam Santos Borba, Verônica Luise Kellers da Silveira e da diretora do DMA Jordana Borba Gomes.
O referido projeto tem entre seus objetivos elaborar o Plano Municipal de Arborização Urbana para promover a implantação o plantio de árvores de forma planejada e ordenada na cidade, valorizando a diversidade das espécies nativas da Mata Atlântica e a cultura local. Para tanto, prevê a participação da comunidade através da educação ambiental e nas escolhas das espécies e locais para plantio na busca de melhorar a qualidade de vida do cidadão e a compatibilização da árvore com as infraestruturas urbanas. Está previsto o plantio de pelo menos 1.200 árvores até o ano de 2020, nas ruas e praças da sede do município. Já foram plantadas 300 mudas oriundas de compensações ambientais.
Para a comunidade acadêmica da FURG em Santo Antônio da Patrulha, a ação do DMA simbolizou o início do processo de arborização planejado pela PROINFRA/FURG para a Unidade Bom Princípio, onde as atividades acadêmicas deverão ocorrer com maior frequência no próximo semestre letivo, graças à implantação de linha de transporte coletivo conectando essa Unidade com a Unidade Cidade Alta no centro da cidade.
Segundo o diretor do Campus FURG-SAP, professor Antônio Valente, e o professor coordenador das ações da FURG no Projeto de Arborização Urbana, professor Marcelo Badejo (EQA/FURG), a partir da possibilidade da doação de novas mudas pela Prefeitura Municipal de SAP, somada as que deverão proceder do próprio horto da Universidade e aquelas que poderão ser doadas pela comunidade patrulhense, a expectativa é que a partir do próximo ano o local já conte com o plantio de áreas de sombra no entorno da edificação do Centro Tecnológico e do prédio administrativo, cuja obra está prevista para ser concluída em 2018.



A Falcon5M foi criada em Porto Alegre para o Brasil todo a partir da união entre as empresas W5M Comunicação e Falcon Designer, ambas com ampla experiência de 6 anos no mercado.