Seleção Municipal de Laço de SAP brilha na Serra Gaúcha | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Seleção Municipal de Laço de SAP brilha na Serra Gaúcha

Seleção Municipal de Laço de SAP brilha na Serra Gaúcha

Neste final de semana os gaúchos do laço estiveram na cidade de Caxias do Sul, nos  pavilhões da Festa da Uva para dar início a mais uma partida de Laço de Seleções Intermunicipais, com a participação dos  municípios de Santo Antônio da Patrulha, Torres, Gramado, Canela, Caxias do Sul, Cambará, Jaquirana, São Francisco e São Marcos.

Este tradicional encontro, entre homens de bombacha que cultuam as tradições do Rio Grande do Sul, acontece desde março de 1972 por iniciativa do serrano Hoel Elço Amoretti Boher que reuniu amigos, laçadores de cidades vizinhas para esse campeonato que acontece sempre nos meses de março e novembro, em três partidas, conforme regulamento de ata de fundação.

A taça deste ano foi oferecida pela cidade de Caxias do Sul, homenageando Belizário Soares, o Tio Bilia da Água Azul – CTG.  Sinuelo dos Pampas e a dupla de laçadores Ivan Vargas e Felisberto Gonçalves, o Betinho do Apanhador; homens de grande qualidade no laço comprido.

Em clima de festa, na canha coberta aconteceu ainda uma bonita homenagem ao patrão Teixeira, evidenciando a sua liderança como importante  tradicionalista da região serrana. Na cerimonia de abertura, o coordenador Campeiro do Estado do Rio Grande do Sul, Sr. José Araújo destacou o encontro de Seleções Intermunicipais de Laço como um ícone de cultura e tradição, “pois homens e mulheres reúnem-se em espírito de amizade, esporte, respeito às tradições originais e ainda  sobra tempo para uma serenata nos acampamentos, um aperto de mãos, uma troca de presentes da terra ou, simplesmente, tomar um chimarrão com um amigo, pois se trata de um evento sem cunho comercial”. Para o narrador Antônio Macedo, que abriu o evento ao som de ‘Oh! De casa’, “estar em uma seleção Municipal de Laço faz a diferença dentro do campeirismo gaúcho”.

Lembra Angela Maria Monteiro Machado, com um trecho da famosa música dos Bertussi: “Venho vindo de longe…”, que chegou a delegação de Santo Antônio da Patrulha com sua equipe de trinta e três laçadores participantes das modalidades de Laço Vaqueano, Prendas, Guris, Piás, Seleção Principal e Seleção de Veteranos.

Neste evento de tradições gaúchas, os laçadores patrulhenses foram destaque. A Seleção de Laço Veterano foi a grande campeã da partida com 43 armadas positivas que ficaram na força do braço de Elvio Machado, Paulo Andrade, Sebastião Machado, João Luiz Borges, Airton Medeiros, Valter Ferreira, Abreu Machado, Paulo Ferreira, Luiz Alfredo Medeiros e Antônio Carlos Castilhos.

Já os jovens laçadores da modalidade Piá – Miguel Goldschimidt e Lucas Morais foram campeões junto com Alisson Portal e Ricardo Machado da modalidade de Laço Guri. Por sua vez a, Seleção de Laço de Santo Antônio da Patrulha ficou à beira da cancha para comemorar com outros gaúchos – Cícero Lopes – Campeão Individual da modalidade Seleção Principal e Antônio Carlos Castilhos – Campeão Individual de Seleção Laço Veteranos.

“Agradecendo a Deus por esses dias de festa e a todos os amigos que apoiam e divulgam as tradições gaúchas podemos dizer: Em  qualquer chão sempre gaúcho!”, finaliza Angela Machado.

 

TEXTO/FOTOS: Angela Maria Monteiro Machado



A Falcon5M foi criada em Porto Alegre para o Brasil todo a partir da união entre as empresas W5M Comunicação e Falcon Designer, ambas com ampla experiência de 6 anos no mercado.