Reforma na igreja Matriz depende dos patrulhenses para conclusão | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Reforma na igreja Matriz depende dos patrulhenses para conclusão

Reforma na igreja Matriz depende dos patrulhenses para conclusão

A igreja Matriz de Santo Antônio da Patrulha vem passando por uma série de reformas desde 2012. Nestes três anos, mais de R$ 200 mil já foram empregados em obras de recuperação da torre, reconstrução do telhado e drenagem interna e externa das paredes.

Atualmente as obras se encontram na terceira etapa: a recomposição do reboco das paredes. Para esta fase, a caridade dos patrulheses, de acordo com o padre Ozeias Vieira dos Santos, continua sendo a única fonte de renda. “A igreja não dispõe de nenhum recurso adicional. Todo o dinheiro investido até agora é fruto da generosidade da comunidade”, enfatiza o Padre.

Uma janta baile será realizada no próximo dia 16, no ginásio paroquial. O evento integra as atividades para angariar fundos para a conclusão da reforma da Matriz. O ingresso pode ser adquirido a R$ 30 na secretaria da paróquia ou na saída das missas.  A festa de Santo Antônio e do Divino, além da venda de rifas também auxiliam na arrecadação de recursos para as obras.

Construída em 1847, a igreja Matriz sofre com a umidade. De acordo com o coordenador da reforma e responsável pelo arquivo histórico da paróquia, Jaime Nestor Muller, o projeto teve que passar por uma reformulação para se adequar a construção e buscar alternativas para amenizar esse problema. “A maior parte do investimento não pode ser visto, está embaixo da igreja, na estrutura de canos, dutos e drenagem”, revela.

A definição por parte do Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural do Município determina a recomposição do reboco das paredes ficando à mostra a pedra original abaixo de todos os vitrais. Segundo Jaime, a indicação segue um estudo de engenharia e orçamento. “A manutenção da igreja sem o reboco sairia o triplo. Por isso, decidiu-se pela preservação da construção em torno das janelas”, explicou Jaime.

Em nenhum momento houve repasse de verbas provenientes de emendas parlamentares ou de incentivo cultural por parte do Governo do Estado, mesmo a Matriz sendo tombada como patrimônio histórico desde 2010.

Doações

Os patrulhenses também podem ajudar na reforma da igreja Matriz de duas maneiras. A primeira realizando doação de qualquer quantia, ao livro de ouro, na secretaria da paróquia. Ou então, na conta do Banco do Brasil, agência 0369-7 de Santo Antônio da Patrulha, conta corrente 24329-4/Mitra diocesana de Osório, Paróquia Santo Antônio.



A Falcon5M foi criada em Porto Alegre para o Brasil todo a partir da união entre as empresas W5M Comunicação e Falcon Designer, ambas com ampla experiência de 6 anos no mercado.