Liturgia da Semana Santa marcada pela emoção | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Liturgia da Semana Santa marcada pela emoção

Liturgia da Semana Santa marcada pela emoção

Semana Santa Semana Santa 2 Semana Santa 3 Semana Santa 4 Semana Santa 7

A Liturgia da Semana Santa, considerada a mais importante da Igreja Católica porque lembra a Paixão e Morte de Cristo, teve momentos de emoção. Iniciada na noite de quinta-feira (02) com a cerimônia do tradicional Lava Pés, ela teve sequência na Sexta-Feira Santa às 15h com o ritual que lembra a morte de Cristo na Cruz e à noite, a tradicional procissão do Senhor Morto que iniciou na igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, culminando na igreja matriz da Cidade Alta, com a encenação da crucificação, morte e ressurreição de Cristo.

Os Padres Vilson e Oséias, com a participação dos padres Carmelitas da Ordem dos Mensageiros do Espírito Santo, freis André Malta (natural de Santo Antônio e irmão do ex-secretário Alexandre Malta) e Rafael Brito, paulista, conduziram a celebração.

Um dos pontos que emocionaram o público foi a encenação de episódio relacionado a um acidente de trânsito em que o filho se depara com a mãe morta. A cena é relacionada com a Virgem Maria, interpretada por Laiara Oliveira, tendo nos braços o Filho morto ao ser descido da Cruz.

Já próximo a igreja matriz, na Praça da Bandeira, outra cena que chamou a atenção relacionou a dependência do ser humano às redes sociais significando o pouco diálogo entre as pessoas.

E na frente da igreja matriz, a encenação da Crucificação fez com que centenas ficassem com os olhos marejados ao ouvirem os gritos de Cristo sendo pregado à Cruz. Após, a Ressurreição, com o Cristo interpretado pelo metalúrgico da IMAP, Pablo Rocha, 26 anos, circulando com os braços abertos simbolizando o abraço ao mundo por ter triunfado sobre a Morte, também causaram forte emoção, com muitas crianças e adultos querendo o beijo, o afago e o carinho do jovem ator que se disse sempre ficar emocionado quando faz esse tipo de interpretação. “Considero-me um instrumento de Deus nesses momentos e tenho um prazer imenso em encenar essas celebrações”.

A culminância aconteceu no Sábado da Ressurreição com a Vigília Pascal com a bênção do fogo novo e os demais rituais que antecederam a Missa da Páscoa, havendo, inclusive, crismas e apresentação de batismandos e pessoas que farão a Primeira Comunhão. Essa solenidade, conduzida pelo Pe. Oséias Vieira teve exatamente três horas de duração.

Para aquele sacerdote, um dos pontos altos foi o da ressurreição de Cristo. “Foi um momento que emocionou o povo e, este ano, tivemos muito mais gente do que em 2014.”

Na sequência fotográfica de Hermógenes Silveira, momentos da Paixão e Morte de Cristo.

 

TEXTO/FOTOS: Hermógenes Silveira



A Falcon5M foi criada em Porto Alegre para o Brasil todo a partir da união entre as empresas W5M Comunicação e Falcon Designer, ambas com ampla experiência de 6 anos no mercado.