DE OUTROS CARNAVAIS | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

DE OUTROS CARNAVAIS

DE OUTROS CARNAVAIS

Antigamente, o Carnaval era bem diferente dos que são realizados na atualidade. Os preparativos começavam na noite de 31 de dezembro, quando as famílias se reuniam no Clube Recreativo Patrulhense onde, depois, se situou o cinema e, após, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

À meia noite, todos comemoravam a passagem do ano e, em seguida, acontecia o “Grito de Carnaval”, com a famosa Banda do Roseno. Um dos principais vocalistas era Argeo Gomes, que trabalhava na, então, Rádio Sulina e, mais tarde, foi um dos fundadores da Rádio Osório. Era dada a largada para os preparativos da grande festa popular. Todas as semanas aconteciam ensaios no Clube.

Em 1948 subia ao trono de Momo uma bela jovem de 16 anos que era o encanto da rapaziada daquela época. Mas, apenas um ganhou o seu coração. Na primeira noite do Carnaval, usou um vestido longo, branco e bordado com notas musicais, feito pela mãe, dona Julieta Bemfica. Era Teresinha de Jesus de Moraes Bemfica. Alguns anos depois, mudou o sobrenome para Bemfica Bier, quando casou com o advogado Gelso Marcelo Bier. Eles são pais do atual prefeito Paulo Bier. O trono tinha como denominação “Noite Estrelada” e o fundo reproduzia uma noite de estrelas. Dona Teresinha lembra que o bloco da rainha era o “Democratas” e, quando entrava no Clube, uma chuva de confetes e serpentinas saudava a soberana, os ditadores, Rubens e Noêmia Soares e o bloco da rainha.

Dona Teresinha recorda que, antes de ir para o Clube, os blocos se reuniam na casa dos ditadores e, só depois, iam para o salão.

Naquela época, livrinhos com as marchinhas de Carnaval eram vendidos e todos ensaiavam com a orquestra as principais músicas escolhidas pela diretoria do Clube.

 

Carros alegóricos

De outros Carnavais

O que hoje não mais existe em Santo Antônio, naquela época era comum: os carros alegóricos, nos quais os carnavalescos iam para a rua e desfilavam suas criações para que o público visse e aplaudisse. Lembra dona Teresinha que a criatividade do patrulhense, já naquela época, surpreendia com todos elogiando a beleza dos carros que desfilavam pelas ruas da Cidade Alta.

 

TEXTO: Hermógenes Silveira  FOTOS: Divulgação



A Falcon5M foi criada em Porto Alegre para o Brasil todo a partir da união entre as empresas W5M Comunicação e Falcon Designer, ambas com ampla experiência de 6 anos no mercado.