Caminho Gaúcho de Santiago lança novo trajeto no dia 23 | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Caminho Gaúcho de Santiago lança novo trajeto no dia 23

Caminho Gaúcho de Santiago lança novo trajeto no dia 23

Cônsul da Espanha estará em Santo Antônio da Patrulha

 

O Caminho Gaúcho de Santiago, que é realizado no município de Santo Antônio da Patrulha ganhará um novo traçado a partir deste domingo (23/07). O primeiro traçado, inaugurado em 2014, contempla 12 km e agora, uma segunda opção de caminhada será oferecida, com 19 km. O lançamento do segundo trajeto, contará com a presença do Cônsul da Espanha, José Pablo Aguiar, que escolheu o município de Santo Antônio da Patrulha para sediar o Caminho Gaúcho de Santiago. Neste domingo o Museu Antropológico Caldas Júnior estará aberto ao público com a exposição fotográfica sobre o Caminho Gaúcho de Santiago, com registros de peregrinos.

A cidade foi escolhida pelo Cônsul para servir como uma réplica do caminho espanhol de Compostela, percorrido por pessoas do mundo todo. Com a ampliação do percurso, os peregrinos iniciarão sua caminhada pela localidade da AGASA, e durante o trajeto poderão conferir belíssimas paisagens, que retratam a zona rural do município e seus costumes, além de mostrar as belezas naturais e uma vista linda da Lagoa dos Barros. O ponto de encontro para a caminhada será a Praça Arquipélago dos Açores (em frente à Igreja Matriz).

A secretária da Cultura, Turismo e Esportes, Eliana Cunha afirma que esta nova proposta tem o objetivo de ampliar a oportunidade para os peregrinos de contemplarem as belas paisagens, bem como, atender sugestões de pessoas que já realizaram o primeiro percurso. “Para os peregrinos, que estão acostumados a fazer esse tipo de caminhada, 12km é pouco, e o Caminho de Santo Antônio da Patrulha, também serve de preparação para quem deseja fazer o Caminho Espanhol  de Compostela. Destacou ainda que o caminho original, de 12 km, continuará sendo realizado.”  Ela também agradeceu a colaboração dos moradores das localidades que estão engajados com a nova proposta e ao Sr. Jaime Nestor Müller, que tem sido um colaborador fundamental neste projeto do Município.

O Caminho Gaúcho de Santiago é todo sinalizado por placas que indicam o percurso a ser percorrido. A sinalização permite que o trajeto seja realizado pelos caminhantes em qualquer dia, de forma individual ou em grupo, a pé, a cavalo ou de bicicleta e, ao final, o participante que completar o percurso recebe o Certificado de Peregrino.

Para informações, os caminhantes devem entrar em contato com a Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes pelo e-mail turismo@pmsap.com.br, ou pelos fones (51) 3662-8560 ou (51) 3662-8559. O horário de atendimento da Secretaria é das 12h30min às 18h30min.

Para agendamento e inscrições, interessados devem entrar em contato com a Agência de Turismo Receptivo Elos Travel, pelo e-mail atendimento@elostravel.com.br ou pelos fones (51) 3662.2061 ou (51) 3141.4877. O horário de atendimento da agência é das 8h às 12h das 13h30min às 18h30min.

Os caminhantes também podem fazer suas inscrições diretamente no site da agência, por meio do link:

http://elostravel.com.br/portal/pag_generica/index.php?id=5637

Fonte: ACS-PMSAP



A Falcon5M foi criada em Porto Alegre para o Brasil todo a partir da união entre as empresas W5M Comunicação e Falcon Designer, ambas com ampla experiência de 6 anos no mercado.